Os SUVs vieram para ficar e acabaram mudando os planos das montadoras. A Mercedes-Benz já havia declarado que o Classe A hatch e sedan seriam descontinuados em breve, mas voltou atrás em seus planos (em partes). Ambos ganharam uma pequena sobrevida, dado expressivos números de vendas. Só que, não se anime muito, eles não vão ficar em produção por muito tempo.
Quem revelou essa novidade foi Jorg Burzer, chefe de produção da montadora, em uma entrevista com a equipe do Automobilwoche. Ele afirmou que os compactos ficarão por um tempinho a mais no mercado. A previsão é que eles sejam oferecidos nas concessionárias da marca até meados de 2028. Essa sobrevida tem dedo da Europa.
O que acontece é que o Mercedes-Benz Classe A acumulou 27.772 unidades vendidas entre janeiro e maio deste ano no continente europeu, segundo o Dataforce. Mesmo que o acumulado represente uma queda de 15% em relação ao valor anotado no mesmo período de 2024, ainda é expressivo para a empresa. Por outro lado, a minivan Classe B já está com seus dias contados. Nos primeiros meses de 2025, ela acumulou apenas 5.997 unidades comercializadas.

Portfólio alemão terá mudanças substanciais
Inclusive, a produção do Classe A chegará até a mudar de instalação. Hoje, o hatch e o sedan são montados na Alemanha. Contudo, entre 2026 e 2028, a montadora pretende que eles sejam fabricados na Hungria. Essa mudança fará com que mais espaço para produção de veículos a partir da plataforma MMA, que é modular, seja aberto na instalação alemã.
Ainda nesse sentido, o CLA deverá se tornar um dos modelos mais acessíveis da Mercedes-Benz com o fim de linha do Classe A. Ele já é fabricado com a plataforma MMA e conta atualmente apenas com opção de motorização 100% elétrica. Em breve, ele ganhará uma versão equipada com sistema híbrido-leve de propulsão. O sedan terá a companhia da variante Shooting Brake, que também terá conjunto elétrico.

No entanto, o fim de linha do Classe A não quer dizer que a marca deixará de ter modelos mais acessíveis. Além do CLA, a montadora já desenha novidades para os SUVs GLA, GLB e o inédito mini Classe G. Este último terá bastante inspiração no Classe G de tamanho normal e vai preservar sua aptidão aventureira. No Brasil, o único hatch da marca disponível é o Mercedes-AMG A 45 S 4Matic, tabelado em R$ 604.900.
Você gosta do Classe A ou prefere o Audi A3? Conte nos comentários


