Ao vivo
Home » Novidades » Mercedes-Benz encerra boato sobre adotar propulsores da BMW

Novidades

Mercedes-Benz encerra boato sobre adotar propulsores da BMW

Mercedes-Benz desmente rumores sobre uso de motores da BMW e reforça planos próprios com novos propulsores de alto desempenho

2 min de leitura

Não passava de rumores o suposto acordo entre a Mercedes-Benz e a BMW. A especulação apontava que a Mercedes-Benz, agora com foco nos carros elétricos, utilizaria motores da rival bávara para equipar seus modelos a combustão durante a fase de transição.

O burburinho ganhou tanta força que Markus Schaefer, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz, precisou desmentir oficialmente a história. Segundo o executivo, não há qualquer interesse em adotar motores de terceiros, principalmente vindos de uma concorrente histórica como a BMW.

A declaração foi feita durante o Salão de Munique, na Alemanha, encerrando de vez a especulação. As informações iniciais citavam negociações avançadas para que a Mercedes-Benz passasse a usar o motor 2.0 turbo a gasolina da BMW (nomenclatura B48) em futuros lançamentos.

BMW M235 xDrive [Auto+ / João Brigato]
BMW M235 xDrive [Auto+ / João Brigato]

Onde seria empregado o motor na Mercedes-Benz?

Esse motor poderia ser empregado em modelos como o Classe C e o Classe E, com o objetivo de reduzir custos de desenvolvimento e atender às novas normas Euro 7, de acordo com informações do portal Motor1Brasil.

Schaefer destacou que a Mercedes-Benz já possui uma solução própria: a família de motores FAME (Family of Modular Engines). Essa plataforma, desenvolvida há quatro anos, contempla opções de quatro, seis, oito e até 12 cilindros. Além disso, o executivo revelou que um novo V8 de alto desempenho está em fase final de desenvolvimento e confirmou que os V12 permanecerão no portfólio da marca.

Apesar do rumor ter sido desmentido, vale lembrar que a marca da estrela de três pontas já utilizou motores em parceria com outras fabricantes. Um exemplo é o 1.3 TCe, desenvolvido pela aliança Renault, que chegou a equipar o modelo compacto Classe A.

Você acredita que uma parceria entre Mercedes-Benz e BMW faria sentido? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

0 comentário em “Mercedes-Benz encerra boato sobre adotar propulsores da BMW”

  1. Se a Mercedes usou motor da Renault pq não a do rival iria vender mais melhor que o da Renault

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar