A Mercedes-Benz prepara um novo modelo de entrada, mais acessível que o CLA, para substituir o Classe A e reforçar sua presença no segmento de compactos. A novidade ainda não tem nome definido, mas já está confirmada para estrear até 2028, quando o Classe A sairá de produção. A ideia é ser uma espécie de Fiat Pulse de luxo, ou seja, um SUV subcompacto.
A ideia inicial da marca era reduzir sua linha de carros pequenos e posicionar o CLA como porta de entrada, sustentado pela nova plataforma MMA. No entanto, a queda de rentabilidade — com margem de apenas 5,3% no primeiro semestre deste ano — fez a Mercedes-Benz rever sua estratégia. O CEO Ola Källenius decidiu ampliar o alcance da marca com maior volume de produção e foco renovado em SUVs e modelos compactos.
Segundo Mathias Geisen, chefe de Marketing & Vendas da Mercedes, o futuro compacto do fabricante alemão será revelado depois do novo CLA e usará a mesma base técnica. “Acredite: no longo prazo teremos um modelo posicionado no segmento de entrada”, declarou à revista alemã Automobilwoche, com informações do Carscoops.com.

O futuro da Mercedes-Benz
Os detalhes ainda são escassos, mas fontes internacionais sugerem que o novo carro poderá ser uma variação simplificada de um SUV já existente, como o GLA, ou até mesmo um crossover inédito de menor porte. A proposta é oferecer preços mais competitivos sem abrir mão do DNA da marca.
Enquanto isso, o Mercedes-Benz Classe A permanece firme no mercado europeu em versões hatch e sedan, sustentado pela forte demanda, ao passo que o Classe B caminha para a aposentadoria em 2026, após três gerações.

De olho no futuro, o fabricante promete mais de 40 lançamentos nos próximos dois anos. Entre eles está o novo GLC EV, que chega para rivalizar diretamente com o BMW iX3 Neue Klasse no segmento de SUVs elétricos e livres de poluentes na atmosfera, que oferece até 463 cv e um alcance de até 644 km.
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