Home » Novidades » Mercedes-Benz revela mudanças no interior de seus carros alvo de críticas

Novidades

Agora vai?

Mercedes-Benz revela mudanças no interior de seus carros alvo de críticas

Depois de popularizar telas e comandos touch em quase todos os carros, a fabricante alemã agora admite que é hora de resgatar botões 

2 min de leitura

Quando as montadoras começaram a colocar botões sensíveis ao toque na década de 1980, era algo revolucionário. O pioneiro foi o Buick Riviera de 1986, com uma central multimídia feia, mas revolucionária pra época. Nas décadas seguintes, os comandos touch foram se espalhando e ocupando cada vez mais espaço, a ponto de, hoje, até volantes terem comandos touch, como é o caso da Mercedes-Benz.

Só que essa onda aparenta ter chegado ao limite. A Volkswagen já deu pra trás desde 2024 e agora a Mercedes-Benz percebeu que nem tudo pode ser substituído por uma tela. 

E o motivo é o mais simples possível — falta de praticidade. Os botões touch não oferecem feedback tátil, precisam de mais atenção visual e acabam atrapalhando a condução. O resultado não poderia ser mais óbvio que clientes reclamando e até processos acontecendo.

Interior da Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 2026 com telas ligadas
Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 2026 [Divulgação]

No caso da Mercedes, mesmo após investir pesado em sistemas como o MBUX Hyperscreen — uma tela de 39 polegadas que ocupa quase todo o painel — a marca já anunciou que vai reequilibrar a fórmula. 

As novas gerações dos SUVs GLC e o CLA Shooting Brake elétrico, por exemplo, trazem de volta volantes com botões físicos e controles giratórios, que se tornarão padrão em toda a gama nos próximos anos.

Nova fórmula no próximo lançamento

A estratégia não significa abandonar as telas digitais, elas continuam sendo fundamentais para conectividade, comandos por voz e até inteligência artificial, ainda mais com o mercado chinês, onde a preferência é por carros recheados de funções digitais. 

A ideia é a mesma da Volkswagen, em misturar o melhor dos dois mundos, com botões táteis para funções rápidas, e telas para recursos mais complexos.

Novo Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

E você, prefere carros cada vez mais cheios de telas ou acha que botão físico ainda é indispensável? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar