A MG deu início à produção em série de um facelift pesado do MG4 elétrico na fábrica da SAIC em Nanjing, na China. A estreia está marcada para agosto, mas as primeiras unidades já saíram da linha de montagem e antecipa o que virá para outros mercados, como Europa, e pode chegar ao Brasil para rivalizar com BYD Dolphin.
O novo MG4 é uma atualização profunda em relação ao modelo lançado em 2022. O hatch médio elétrico ganhou um design completamente renovado, com frente inspirada no esportivo da marca, o MG Cyberster. Ele traz lanternas em formato de seta e novos elementos visuais, como o inédito emblema iluminado.
Nas dimensões, o MG4 agora mede 4,39 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,55 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Ou seja, ele é levemente maior que um Peugeot 2008 e oferece praticamente o entre-eixos de um GWM Haval H6. Comparado ao modelo anterior, ele ficou 10,8 cm mais longo e ganhou quase 5 cm no entre-eixos.

Ainda sem ficha técnica completa, o novo MG4 só teve o motor homologado na China. Trata-se de 120 kW, equivalente a 163 cv, com tração traseira e suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira. Desta forma, o modelo poderia concorrer com GWM Ora 03, BYD Dolphin e até o Renault Megane E-Tech.
A montadora chinesa também adiantou duas novas cores: Donglai Purple, um roxo metálico perolado, e Qingbo Green, um verde desenvolvido com pigmentos europeus que muda de tonalidade conforme a luz.
Autonomia pode chegar a 800 km
Por mais que a SAIC ainda não tenha confirmado dados de bateria, especulações apontam para uma nova tecnologia semi-sólida, que poderia permitir até 800 km de autonomia no ciclo otimista chinês CLTC. A fornecedora, segundo rumores, será a chinesa Rept Battero Energy.


Na Europa, o MG4 já é um sucesso. Foi o sexto carro elétrico mais vendido da União Europeia em 2023, com mais de 72 mil unidades comercializadas, e a expectativa é de que a novo modelo chegue por lá ainda em 2025.
Chegada ao Brasil
A SAIC, uma das quatro maiores fabricantes da China, confirmou que vai estrear no Brasil ainda em 2025. A informação foi divulgada pelos colegas da Quatro Rodas. A operação foi feita sob o nome global MG Motor, e se concentrará inicialmente em modelos elétricos.
Vale lembrar que a SAIC contém a joint-venture com a Volkswagen e a General Motors. No Brasil, o Spark EUV e o novo Captiva é fruto dessa parceria.


O MG4 pode ser uma das apostas da marca por aqui e já foi flagrado em testes. Além do hatch, a SAIC também testou no Brasil o SUV MG ES5, que compartilha a plataforma do MG4.
Acha que o MG4 seria páreo duro para os veículos elétricos chineses no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!



