Home » Novidades » Mitsubishi revela SUV com nome de minivan e rouba ideia da Renault

Novidades

Cara de um e focinho de outro

Mitsubishi revela SUV com nome de minivan e rouba ideia da Renault

O novo Mitsubishi Grandis renasce o nome de uma minivan da marca e nada mais é do que o Renault Symbioz japonês

4 min de leitura

Você deve saber que a Mitsubishi tem uma parceria com a Renault e essa união acabou de render mais um fruto. A marca japonesa acabou de revelar o SUV Grandis. O nome é um velho conhecido da marca dona do Eclipse Cross, pois já equipou uma antiga minivan. Além disso, o novo modelo nada mais é do que o Renault Symbioz com emblemas da marca japonesa. Será que ele virá ao Brasil algum dia?

O novo Grandis serve como uma alternativa ao ASX, só que é maior e mais espaçoso. Ele segue a estética Dynamic Shield da montadora oriental e apresenta uma carroceria com ar encorpado. Na dianteira, chama atenção pela grade escurecida e em tom preto brilhante, partes cromadas, DRL’s em formato de raio e faróis compridos. Aliás, os faróis são compartilhados com o SUV francês.

Nas laterais, o modelo japonês traz caixas de rodas demarcadas, rodas de liga leve de 19 polegadas e saias laterais. O novo SUV da Mitsubishi ainda tem linha de cintura alta, o que dá um ar mais imponente. Na traseira, há um spoiler integrado ao teto, para-choque e tampa do porta-malas mais saliente e suas lanternas são compridas e escurecidas. Inclusive, o bagageiro pode acomodar 434 litros e leva até 566 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros que são deslizantes.

Mitsubishi Grandis branco, visto de trás e com lanternas acesas
Mitsubishi Grandis [Divulgação]

Renault made in Japão

Assim como o Symbioz, o Grandis será montado em Valladolid, na Espanha. Ambos compartilham a plataforma CMF-B, amplamente usada pelos carros da marca francesa. No interior, o novo SUV japonês é basicamente um Renault com símbolos da Mitsubishi. O volante é igual ao do Duster que os brasileiros conhecem. Só muda no miolo com a adoção do emblema da marca da caminhonete Triton.

O câmbio tem alavanca bem parecida com a do Kardian. Freio de estacionamento eletrônico, central multimídia verticalizada de 10,4 polegadas com aspecto flutuante e botões físicos para comandos do ar-condicionado chamam atenção. Aliás, o novo SUV da Mitsubishi ainda tem partida por botão, painel de instrumentos digital, teto solar panorâmico com escurecimento, diversos itens ADAS e o porta-malas tem acionamento eletrônico.

Interior com telas ligadas do Mitsubishi Grandis
Interior do Mitsubishi Grandis [Divulgação]

Debaixo do capô, ele pode ter motorização semi-híbrida ou híbrida convencional. No primeiro caso, ele combina o motor 1.3 turbo com um pequeno sistema elétrico. Juntos, rendem 138 cv e a transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem de sete marchas. Aqui, o sistema eletrificado ajuda a diminuir as emissões de poluentes e o consumo de combustível.

Inclusive, atende as normas impostas pelo governo europeu. Já o Grandis HEV usa o sistema híbrido autocarregável da Renault. Ele é composto por um motor 1.8 aspirado, dois motores elétricos e bateria de íons de lítio de 1,4 kWh de capacidade. O conjunto entrega 154 cv. Qualquer das opções trazem tração dianteira.

Virá ao Brasil?

A Mitsubishi está a todo vapor. Após revelar o novo Outlander híbrido plug-in lá fora e no Brasil, a marca anunciou a chegada do Grandis. Agora, ela está focada no desenvolvimento do Eclipse Cross elétrico. Este último também deverá ter grande parentesco com o Scenic e-Tech. No entanto, ainda não há informação se tanto o Eclipse Cross movido a bateria ou o Grandis virão ao Brasil. A estreia do Grandis no mercado europeu acontecerá ainda em 2025.

Renault Symbioz um dos maiores SUVs da Renault
Renault Symbioz [divulgação]

O que você achou do novo SUV japonês? Acha que a estética dele é melhor com a Mitsubishi ou a Renault? Conte nos comentários


YouTube video

2 comentários em “Mitsubishi revela SUV com nome de minivan e rouba ideia da Renault”

  1. Junior Kajueiro

    Aparentemente a “Aliança” funciona muito melhor entre Renault e Mistubishi, creio que o ideal para as duas seria alinhar melhor os seus produtos por aqui, com a francesa sendo marca de maior volume/generalista, enquanto a japonesa ocupa um degrau acima, na prática seria algo parecido com a relação que existe entre Fiat e Jeep/Ram.

    Os planos da Renault são vender aqui: Kwid, Kardian, Duster/Oroch?, Boreal, Niagara e Megane.
    Logo, existe um amplo espaço para a Mitsubish se posicionar aqui ofertando: Triton, Pajero e Outlander.

    Aliás, a Mistubishi poderia se aproveitar dessa aliança, para desenvolver dois novos suvs!
    O primeiro sendo um eclipe cross “sul americano” derivado do Boreal, já que a atual geração do modelo por aqui está patinando nas vendas, com formato mais quadrado e robusto, seguindo as linhas da nova Triton.
    E o segundo poderia ser um suv médio cupê para os saudosistas do Lancer, com estilo mais ousado e rebuscado.

  2. Marcos

    Mistubishi??????

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar