Com o objetivo de reduzir custos e voltar a lucrar nos tempos pós-pandemia, a Aliança Renault-Nissan cogita seriamente vender sua participação na Mitsubishi. A marca dos três diamantes foi salva pela Nissan há alguns anos, mas nunca se integrou verdadeiramente ao grupo.
Trazer a Mitsubishi para a Aliança foi uma ideia de Carlos Ghosn, ex-presidente do grupo e foragido da justiça japonesa. Depois que o executivo brasileiro saiu de cena, a relação entre Renault, Nissan e Mitsubishi azedou. Mas a francesa e a principal das duas japonesas já se acertaram.
![Nissan Versa Exclusive 2021 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/10/Nissa-Versa-2021-Vers%c3%a3o-Exclusive-3-source_edited-750x450.jpg)
Ainda assim, não há nenhum Mitsubishi hoje com plataforma modular CMF da Aliança ou alguma aproximação mais forte entre elas. A separação da Mit, em virtude disso, é mais fácil do que um divórcio da Renault com a Nissan.
![Renault Sandero RS [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/10/renault_sandero_r.s_edited-750x450.jpg)
O rumor levantado pela Bloomberg foi rapidamente negado pela Nissan que diz “não haver planos de rever o capital de relacionamento com a Mitsubishi”. Como costumeiramente as marcas não anunciam planos futuros, especialmente quando tem à ver com diminuição de operações, é esperar para ver o resultado desse possível divórcio.
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![Nissan pode tirar Mitsubishi da Aliança [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/mitsubishi_asx_asx_exceed_97_edited-1200x720.jpg)