Home » Novidades » Mitsubishi vai abrir mão de ajuda da Nissan em próxima geração de SUVs

Novidades

Mitsubishi vai abrir mão de ajuda da Nissan em próxima geração de SUVs

Por enquanto somente um carro da Mitsubishi, o Outlander, foi construído a partir de um Nissan, mas a marca já quer abrir mão disso no futuro

2 min de leitura

Apesar de parecer largada na história do divórcio entre Renault e Nissan, a Mitsubishi já está se mexendo. Prova disso é que a marca dos três diamantes vai abrir mão das plataformas compartilhadas com o grupo para construir seus próximos SUVs. O maior destaque será o próximo Outlander, que deixará de ser um Nissan modificado.

Atualmente na quarta geração, o Mitsubishi Outlander sempre foi um produto independente. Ele atravessou 23 anos sendo um carro 100% Mitsubishi, ainda que tenha sido vendido pela Peugeot e pela Citroën na segunda geração. Entretanto, o modelo apresentado em 2021 (que conviveu com o antigo por um tempo) é um Nissan.

Ele trocou a base original pela plataforma modular CMF-C da Aliança Renault Nissan, mas não esconde suas verdadeiras origens. Afinal, a lateral do modelo é praticamente idêntica à do Nissan Rogue, um SUV de porte igual vendido por sua ex-rival. Mas isso vai mudar com a quinta geração do modelo.

Mitsubishi Outlander chega ao Brasil em 2025. Imagem mostra traseira SUV híbrido
Mitsubishi Outlander Europeu [divulgação]

Segundo informações do Automotive News, a Mitsubishi trabalha para o que o novo Outlander chegue em 2027, sendo a geração mais curta do modelo. O aceleramento no desenvolvimento é para poder fazer com que não haja mais dependência da Nissan, caso a outra japonesa tenha algum destino que prejudique a Mit.

Futuro sem Nissan

Com isso, a marca fará alterações em plataformas existentes para encaixar um novo Outlander. É bem possível que a base do Xforce e da minivan Xpander seja usada para abrigar o novo Outlander. A ideia é que nenhum componente Nissan seja empregado no novo modelo.

Mitsubishi Outlander PHEV 2025 [Divulgação]

É possível também que a linha europeia da Mitsubishi, hoje basicamente consistida de dois carros da Renault rebatizados, sofra alterações a curto prazo. A não ser que a marca francesa resolva abraçar a japonesa durante o processo de divórcio da Nissan.

Você aposta em uma mudança radical da Mitsubishi para os próximos anos? Conte nos comentários.


YouTube video

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar