Home » Novidades » Motor 2.0 turbo do Compass e do Commander agora entrega 337 cv lá fora

Novidades

Vem para cá?

Motor 2.0 turbo do Compass e do Commander agora entrega 337 cv lá fora

Nova geração do motor Hurricane 4 estreia no Jeep Grand Cherokee e pode chegar ao Compass e ao Commander Blackhawk em um futuro próximo

3 min de leitura

Se os Jeep Commander e Compass nas versões Blackhawk já são carros divertidos com 272 cv, será que agora eles decolam? Isso porque a Jeep apresentou nos EUA a nova geração do motor Hurricane 4 à bordo do Grand Cherokee 2026. O motor, devidamente atualizado, agora entrega impressionantes 337 cv.

Segundo a marca, o salto em potência e torque se dá por vários fatores: “o novo Hurricane 4 utiliza uma vela de ignição para inflamar uma pequena quantidade de combustível em uma pré-câmara em forma de copo localizada no topo de cada cilindro. O combustível em combustão se expande e é injetado na câmara de combustão, provocando uma queima mais rápida e completa da mistura ar-combustível”.

O turbo agora tem geometria variável e a compressão chega a 12:1. Além disso, cada cilindro recebeu novo sistema de injeção direta e indireta, sendo que cada modalidade é acionada a depender da utilização do carro. O bloco é feito em alumínio, assim como a cabeça dos cilindros. Em geral, ele é bem mais leve.

YouTube video

Outra mudança feita pela Stellantis é que o novo Hurricane 4 traz revestimento por arco de fio de transferência de plasma nos cilindros, que proporciona 10 vezes mais resistência ao desgaste em relação do motor do Compass e do Commander. Agora as bombas d’água e de óleo trazem deslocamento variável.

Mais com menos

Apesar de toda melhoria de performance e potência substancialmente maior do que o mesmo motor que é usado nos irmãos Blackhawk Compass e Commander, a Jeep promete melhorias de consumo. Segundo a marca, mesmo com 20% a mais de potência, a nova geração do Hurricane teve consumo melhorado em 10%.

Jeep Grand Cherokee [divulgação]

Com isso, um Compass Blackhawk que hoje faz 8,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com seus 272 cv, poderia fazer 9,1 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, mas com 337 cv. Já o Commander iria, teoricamente, de 8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada para 8,8 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.

Vale lembrar, contudo, que esse motor atualizado ainda não está confirmado para o Brasil. O que teremos, contudo, é a versão flex do atual Hurricane de 272 cv. A Stellantis, contudo, já desenvolveu a nova geração para trabalhar com versões híbridas tradicionais (HEV) e plug-in (PHEV). Por enquanto, só o Grand Cherokee usa o motor novo.

Jeep Grand Cherokee [divulgação]

Você teria um Compass ou um Commander com esse motor mais potente? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar