A tecnologia evoluiu ao longo dos anos, inclusive nos automóveis. Contudo, nos tempos atuais, diversas montadoras estão apostando em manoplas de câmbios bem peculiares para equipar seus carros. O problema é que muitas vezes, os motoristas não sabem como manusear a peça e até acidentes podem ser causados por uma falha bem simples.
Marcas como CAOA Chery apostam em manoplas do estilo joystick para equipar modelos como o SUV Tiggo 5X e o sedan Arrizo 6. Já a BYD usa uma espécie de esfera para mudar as marchas dos híbridos plug-in King e Song Pro. E aqui começam os problemas. O que acontece é que muitos condutores não conhecem o funcionamento correto das peças.
E acabam passando por apuros nada amigáveis. Com detalhes do Carscoops, uma mulher chegou até ficar presa dentro do Nissan Rogue que havia alugado. O problema: ela não sabia como selecionar a marcha na manopla. Ela chegou até voltar na locadora, dona do SUV, para perguntar como fazia para dirigir o modelo. Mas, não é somente condutores que estão preocupados com esses câmbios futuristas.

Tem investigação acontecendo
Nos últimos tempos, a Chrysler tem investido em manoplas com desenho para lá de diferente. Na minivan Pacifica, por exemplo, trata-se de um botão giratório no console central e que fica ao lado do botão de volume do rádio. Ou seja, um motorista pode até aumentar o volume da música ao invés de trocar de marcha.
Ainda nesse sentido, a National Highway Traffic Safety Administration, um órgão governamental dos Estados Unidos, está até investigando incidentes que possam estar relacionados com esses câmbios diferentes. Em um dos casos, até uma vítima fatal foi confirmada.

De acordo com os investigadores, as manoplas com formato diferente do padrão que estamos acostumados, fornecem um feedback ruim aos condutores. Além disso, podem até não serem úteis para a realização da função de trocar as marchas. Por sorte, os órgãos brasileiros competentes neste quesito não divulgaram o registro de acidente devido ao mau uso da manopla de um câmbio.
Você sabe mexer nos câmbios com desenho de esfera ou joystick? Ou prefere as manoplas comuns? Conte nos comentários



Tá na hora de idosos pararem de dirigir.
Isso. Mesmo. Vc será idoso em breve, e realmente não merece dirigir
Basta olhar o manual
Carro automático praticamente só troca de marcha parado. Então não creio que exista um risco tão grande. O problema é mais relativo à falta de atenção das pessoas hoje em dia do que dos acionadores diferentes para cambio automático. Se fosse uma bola com um caranguejo dentro essas pessoas citadas na matéria também teriam dificuldades
É exatamente a geração mais nova que apresentou, pela primeira vez na História, QI mais baixo que os pais. Não são exatamente os idosos que estão apresentando problemas cognitivos e de atenção em massa.
Anta, não existe vítima fatal. Fatal é o que mata, a vítima não matou, a vítima morreu. O acidente que foi fatal.
Você irá envelhecer também, a menos que a lei de Darwin lhe enquadre!
Quem sabe ele nem chega a envelhecer…
Ou então não envelhecer, haja vista que tem um pensamento bastante retrógrado e preconceituoso!
Cuidado com o que deseja rapaz, seu desejo pode se tornar seu pesadelo.
Edit: Visitando seu perfil eu compreendo o porquê de seu comentário.
Olhar o manual? DEPENDE.
O manual do Onix Premier, traz poucas informações.
A frase mais presente – no MANUAL DO PROPRIETÁiRIO – ao final de cada assunto é CONSULTE o MANUAL DO PROPRIETÁRIO.
Obrigado,
Silvio Roberto
A maioria dos problemas citados teve a ver com a falta de atenção dos condutores. E, no caso do Chrysler Pacifica, devido à proximidade do seletor de marchas (que é giratório) com a central multimídia e com os seletores físicos do ar condicionado, realmente achei muito fácil de confundir, mesmo (principalmente pra quem não está acostumado a dirigir carros assim). Ali sim eu acho necessário a substituição do seletor por outra alternativa, ou então mudar a transmissão de lugar.
No mais, se você for comprar um carro com uma alavanca/seletor de transmissão diferenciados, eu sugiro que peça umas aulinhas para o vendedor, e peçam para fazer um test-drive antes de comprar o veículo, até pra você saber se você vai gostar ou não dessa solução. Se o vendedor for muito capacitado no que faz, conhece bem o produto que vende e for gente boa, ele não vai recusar. E, claro, leiam o manual de seus carros, também.
Amigo, trata se de uma matéria falando dos EUA, lá eles só dirigem carros automáticos há décadas, os câmbios sempre tiveram mais ou menos os mesmos formatos com alavancas, ai eles começam a mudar e fugir do padrão convencional, pode confundir qualquer pessoa, até seu cérebro acostumar com um procedimento diferente que você faz há anos, demora, e sua referência é Brasil, aqui só agora os carros manuais deixaram de ser maioria e o pessoal também patina até acostumar, eu mesmo depois da vida inteira dirigindo o manual, comprei meu primeiro automático e de vez em quando num movimento reflexo a mão vai na alavanca pra mudar a marcha, agora que o cérebro está acostumando em não pisar na "embreagem" imaginária e não trocar a marcha.
E tá na hora de vc estudar mais e parar de escrever bobagem!
Em tempos de muitas tecnologias, as automotivas tb ganharam espaço. É apenas uma questão do cidadão q irá consumi-las se adequar, se atualizar da mesma forma. Informação é tudo.
O ator Antônio Yelchin foi quem morreu.
Imaginou que o câmbio do seu carro estivesse em P, mas o acionador esquisito não dava essa certeza. Morreu imprensado entre o muro e a traseira do seu SUV, que aliás, tinha toque de trator, pesava quase 2 toneladas e não pode ser empurrado de volta. Morreu asfixiado pelo trator enfeitado.
Não concordo com a afirmação da dificuldade. Os novos câmbios estão casa vez MAIS SIMPLES. Diferentes? Sim, mas mais simples e totalmente funcionais
Não concordo. Os câmbios estão cada vez MAIS SIMPLES e totalmente funcionais
Tremenda falta de assunto para postar ein.