Home » Novidades » Motoristas estão apavorados com volante dos carros da Volkswagen

Novidades

Eita

Motoristas estão apavorados com volante dos carros da Volkswagen

Nos Estados Unidos, alguns motoristas estão movendo uma ação contra a Volkswagen por causa dos botões usados nos volantes dos carros

3 min de leitura

Condutores carta nova são os que mais possuem medo de dirigir, dada sua inexperiência. Mas, este não é o caso. Um processo judicial contra a Volkswagen está sendo movido em algumas regiões dos Estados Unidos e tem haver com o medo dos motoristas em dirigir seus veículos. Um dos carros mais afetados com toda essa polêmica é o SUV elétrico ID.4. E a razão da revolta chama a atenção de qualquer um.

O que acontece é que os motoristas alegam que acionam comandos como o controle de cruzeiro adaptativo ao simplesmente passarem levemente o dedo no botão sensível ao toque. Os autores da ação ainda alegam que a fabricante é culpada de fraude por omissão de direito comum, violou a garantia expressa e implícita e até enriqueceu sem causa. Além disso, eles contaram que a marca violou as leis de proteção ao consumidor em estados como Connecticut e Massachusetts.

A ação coletiva ainda pontua que a Volkswagen não ofereceu aos motoristas alguma forma de reparo ou substituição para os comandos touch dos seus volantes. De acordo com o Carscoops, a fabricante estava ciente deste problema por já ter registros internos e até conselho de concessionárias ouvidos. Um dos pontos levantados pelos clientes é que acionar um comando em um momento inapropriado coloca todos os passageiros em uma situação perigosa.

Volkswagen ID.4 cinza parado de dianteira [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen ID.4 [Auto+ / João Brigato]

Calma, vai mudar

A empresa dona do SUV subcompacto Tera não se pronunciou oficialmente sobre o tema polêmico, mas sabe que o fim dos botões sensíveis ao toque está próximo. Além de afetar a segurança de seus veículos, esse comando diminui o nível de ergonomia dos modelos segundo a percepção dos seus condutores. Por isso, a marca quer mudar tudo a partir do hatch elétrico acessível ID.2all.

Mesmo sendo movido a bateria e tendo o apelo futurista, ele voltará a ter diversos comandos físicos. A Volkswagen quer não apenas colocar os botões físicos no volante como também em outras regiões do acabamento dos seus carros. Assim, ela espera voltar a agradar seus consumidores e até atrair novos clientes.

Você gosta de botões sensíveis ao toque ou prefere os comandos físicos? Conte nos comentários


YouTube video

20 comentários em “Motoristas estão apavorados com volante dos carros da Volkswagen”

  1. Padofull

    Essa linha ID da VW só deu dor de cabeça para todo mundo. Por isso o Polo e Golf (e todos os seus SUVs) já estão passando a ter versões elétricas e híbridas em meio as próprias linha a combustão. Eu acho melhor, mas aí é opinião minha.

    • Jose

      A VW está só se queimando com essas frescuras, para quê colocar touch no volante?
      Tiro no pé!

    • Geraldo macena

      Os motivos aqui já alerta, acho importante é ter piloto automático em todos os carros isso acho bom. Dirigir perto de botões sensíveis que num erro leva você pras nuvens* é muito perigoso…

      *morremos e vamos pro céu….

  2. Krüger

    Carros cheios de frescuras da nisso.

    • Nery

      Verdade , por isso que eu gosto é de opala 6 canos kkkk

  3. Rodrigo

    Estes comandos touch são muito incômodos, na minha opinião.
    Aparentam modernismo mas são um “pé no saco”

  4. carlson

    Prefiro botões físicos, mexer no ar condicionado com touch-screen com o carro em movimento é perigoso

  5. Juliano Leandro

    Olá, rodo diariamente a mais de 20 meses / 43.000 km, com um Taos HL ano 23/23, que tem esse volante.
    A meu ver todos deveriam ser assim, acho fantástico, lindo e um funcional. Falar que apertou algo sem querer a ponto de prejudicar a direção, eu acho que é um pouco demais.
    Mas enfim, gosto é gosto. O meu seria que o próximo tivesse esse mesmo volante, pena que saiu de linha no modelo 25.

    • Guilherme

      São volantes diferentes na questão do acionamento dos botões, infelizmente não tem como você comparar. Apenas são parecidos no formato…

  6. Reynaldo

    Sempre botões físicos. Gosto de instrumentos analógicos, painel digital somente da multimídia e para mim quanto menos frescura no carro melhor. Uma boa multimídia com câmera de ré e um bom computador de bordo com um piloto automático já bastam.

  7. Andre

    Botão digital é péssimo pra quem dirige, não tem precisão com o movimento do carro.

  8. João da Silva

    Botão sensível ao toque é a coisa mais estúpida que inventaram, só dá problema ( principalmente em um volante, onde a toda hora passamos as mãos sobre).
    Além de darem defeito constantemente, ainda acionam sozinhos devido ao aquecimento ou defeitos elétricos…
    Tentaram com ar condicionado, não deu certo… Com central multimídia, não deu certo… Porquê daria certo no volante??

  9. Roberto Vasconcelos

    Para que carros tão cheios de frescuras? Encarecer, claro!
    Carro precisa ter: motor V6 OU V8 de preferência turbo, ar condicionado, aquecedor, direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos e câmbio manual mesmo, raiz o resto é problema e dinheiro no lixo!

    • Renato Codo Andrade

      Concordo. Essa moda de multimídia, comandos touch, tela aos montes, pra que isso? Só serve para tirar a atenção e causar acidente. Quem usa carro e principalmente gosta de carro, quer motor que empurre, estabilidade, conforto e boa posição ao dirigir. O resto é marketing.

  10. No volante não é lugar de colocar botão é inadequada e estrova ao dirigir

  11. Felipe

    Eu tenho um Golf GTI com esse volante com botões sensiveis ao toque, eu no máximo abaixei o volume umas duas vezes. Acho um exagero esse processo e espero que as autoridades americanas entendam que ao tirar o carro da concessionária o comprador aceita o produto como ele é. Não é um defeito, você apenas não sabe se comportar no volante.

    • Guilherme

      E quando você reclamava do seu DSG a seco?

  12. Paulo Silveira

    Comando físico é mais seguro.

  13. Rodrigo Amado

    Discordo, já tive VW com botões físicos e hoje tenho um carro com botões touch, aprendi a usar e funciona muito bem.
    É uma questão de adaptação.

  14. José Fernando

    Pensei que esses jovens eram da era da tecnologia! Eu que sou bem mais velho não tenho nenhum problema com isso. Sugiro que comprem um um corcel 2.

  15. Armindo Coelho

    O carro estava com preço bom colocam essas tecnologias cobram até vinte mil reais porcarias telas, luzinhas, botões e quando for avaliar para vender não tem nada de aumento.
    Direção elétrica, medidores : combustível com valor de litros, pressão do óleo, temperatura e outros não existem só porcaria de telas.

Deixe um comentário

Assuntos

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar