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Motoristas reclamaram e o Euro NCAP vai punir carros com tecnologias intrusivas

Mudanças começam em 2026 e seguem tendência já anunciada pelo Latin NCAP para avaliações mais rígidas

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Recentemente o Latin NCAP confirmou que fará mudanças profundas na sua metodologia a partir de 2026. Agora é a vez do Euro NCAP anunciar a maior reformulação de seus testes desde 2009. O órgão europeu vai mexer no formato de avaliação, na forma de pontuar e na maneira de interpretar a tecnologia embarcada nos carros, dando mais peso ao uso real do que ao desempenho controlado em pista.

Agora o Euro NCAP vai trabalhar com quatro pilares para orientar toda a pontuação do programa. Os pontos principais serão condução segura, prevenção de acidentes, proteção em caso de colisão e segurança pós-acidente. 

Essas mudanças dentro do órgão acontecem devido a uma demanda do consumidor que reclama que o sistema ADAS, ou seja, aquele de assistência à condução, é invasivo, com alertas irritantes e intervenções desnecessárias que podem mais atrapalhar do que ajudar.

Maior dificuldade para as 5 estrelas

GWM Ora 03 [Euro NCAP]
GWM Ora 03 [Euro NCAP]

O Euro NCAP quer medir a utilidade real dessas tecnologias. A partir de 2026, carros com monitoramento avançado de atenção do motorista vão receber notas maiores. O objetivo é premiar sistemas capazes de analisar movimentos de cabeça e olhos em tempo real para ajustar a sensibilidade dos assistentes. 

Recursos que detectam sinais de álcool ou drogas no condutor também serão valorizados, principalmente quando conseguem parar o carro com segurança se o motorista perder a consciência.

BMW X2 [Euro NCAP]
BMW X2 [Euro NCAP]

O programa europeu também vai reforçar a importância de controles físicos no interior, algo que diversas montadoras chinesas nadam contras para diminuir o custo e dar aquela sensação de visual mais limpo. A nova pontuação vai levar em conta a posição e a facilidade de uso de comandos importantes para justamente diminuir as distrações.

Outra grande alteração nos testes é realizar as avaliações fora do ambiente fechado. Exemplo é o sistema que lê as placas de trânsito, como de velocidade a ajustar a aceleração do veículo. Porém em diversos veículos elas não funcionam e por isso o Euro NCAP irá efetuar testes em situações reais. O órgão acredita que isso melhora a aceitação do público e pressiona as montadoras a aprimorar o recurso.

Dacia Duster [Euro NCAP]
Dacia Duster [Euro NCAP]

A prevenção de acidentes também ganhará novos ensaios. O Euro NCAP vai testar o funcionamento prático de tecnologias como frenagem autônoma e assistentes de faixa em cenários que reproduzem acidentes urbanos. A simulação passa a ter motociclistas e ciclistas para trazer a realidade do que acontece no trânsito.

Acha que esse novo rigor deve acelerar melhorias nos sistemas ADAS? Deixe seu comentário!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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