Recentemente o Latin NCAP confirmou que fará mudanças profundas na sua metodologia a partir de 2026. Agora é a vez do Euro NCAP anunciar a maior reformulação de seus testes desde 2009. O órgão europeu vai mexer no formato de avaliação, na forma de pontuar e na maneira de interpretar a tecnologia embarcada nos carros, dando mais peso ao uso real do que ao desempenho controlado em pista.
Agora o Euro NCAP vai trabalhar com quatro pilares para orientar toda a pontuação do programa. Os pontos principais serão condução segura, prevenção de acidentes, proteção em caso de colisão e segurança pós-acidente.
Essas mudanças dentro do órgão acontecem devido a uma demanda do consumidor que reclama que o sistema ADAS, ou seja, aquele de assistência à condução, é invasivo, com alertas irritantes e intervenções desnecessárias que podem mais atrapalhar do que ajudar.
Maior dificuldade para as 5 estrelas
![GWM Ora 03 [Euro NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/GWM-Ora-03-Euro-NCAP-1200x720.jpg)
O Euro NCAP quer medir a utilidade real dessas tecnologias. A partir de 2026, carros com monitoramento avançado de atenção do motorista vão receber notas maiores. O objetivo é premiar sistemas capazes de analisar movimentos de cabeça e olhos em tempo real para ajustar a sensibilidade dos assistentes.
Recursos que detectam sinais de álcool ou drogas no condutor também serão valorizados, principalmente quando conseguem parar o carro com segurança se o motorista perder a consciência.
![BMW X2 [Euro NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/BMW-X2-Euro-NCAP-1320x792.webp)
O programa europeu também vai reforçar a importância de controles físicos no interior, algo que diversas montadoras chinesas nadam contras para diminuir o custo e dar aquela sensação de visual mais limpo. A nova pontuação vai levar em conta a posição e a facilidade de uso de comandos importantes para justamente diminuir as distrações.
Outra grande alteração nos testes é realizar as avaliações fora do ambiente fechado. Exemplo é o sistema que lê as placas de trânsito, como de velocidade a ajustar a aceleração do veículo. Porém em diversos veículos elas não funcionam e por isso o Euro NCAP irá efetuar testes em situações reais. O órgão acredita que isso melhora a aceitação do público e pressiona as montadoras a aprimorar o recurso.
![Dacia Duster [Euro NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Dacia-Duster-Euro-NCAP-2-1320x792.webp)
A prevenção de acidentes também ganhará novos ensaios. O Euro NCAP vai testar o funcionamento prático de tecnologias como frenagem autônoma e assistentes de faixa em cenários que reproduzem acidentes urbanos. A simulação passa a ter motociclistas e ciclistas para trazer a realidade do que acontece no trânsito.
Acha que esse novo rigor deve acelerar melhorias nos sistemas ADAS? Deixe seu comentário!
![BYD Dolphin [Euro NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/12/BYD-Dolphin-Euro-NCAP-1200x720.jpg)


