A Neta Auto confirmou que seguirá firme e forte em sua operação no Brasil. A marca chinesa está enfrentando uma situação delicada na China e enfrenta outras polêmicas. Agora, seus executivos confirmaram aos brasileiros que ela continuará atuando em solo nacional. O porém é que desde sua chegada, ela acumulou apenas 51 carros vendidos.
A equipe da Auto Esporte entrou em contato com os executivos da marca para o Brasil. Joseph Zhu, gerente geral da fabricante para o Brasil, deu mais detalhes. Ele pontuou que a operação local segue firme, revelou que a marca possui diversos concessionários parceiros e que novidades sobre a subsidiária serão comunicadas em breve.
Por outro lado, as vendas da Neta no Brasil são alarmantes de certa forma. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a marca rival da BYD vendeu apenas cinco carros no último mês de maio. Desde que chegou de fato ao mercado brasileiro, no fim de 2024, ela já acumula 51 carros vendidos. Mas, os empresários já pensam em estratégias para ampliar os números de vendas, até porque existem diversas unidades dos carros da marca parados no porto de Cariacica, no Espírito Santo.

Quais modelos ela oferece?
Uma das possibilidades da fabricante é investir em vendas diretas. Vale lembrar que a montadora conta com duas concessionárias em funcionamento, uma no Rio de Janeiro e outra em Juazeiro, na Bahia. Aliás, seus perfis no LinkedIn e Instagram foram reativados, assim como seu site oficial. Mas, eles não são atualizados desde abril deste ano.
Hoje, a Neta oferece aos brasileiros os elétricos Aya, que tem preço inicial de R$ 133.900 e o SUV X, que começa em R$ 209.990. Todavia, eles podem ser encontrados com descontos e mais bônus como taxa zero, IPVA e até emplacamento grátis. A marca revelou que o Brasil é um dos focos principais da empresa e ela está empenhada em um plano de reorganização estratégica e administrativa.

Além disso, ela contou que está oferecendo participação na empresa em troca pelas dívidas acumuladas. Os chineses contaram que esta estratégia já teve algum efeito. Por fim, ela esclareceu que tem o apoio do governo chinês e espera a entrada de novos investidores. Assim, espera fortalecer suas atividades na China e nos mercados internacionais.
Até posicionamento oficial foi emitido
Vale lembrar que a fabricante enfrenta um momento conturbado desde o fim de 2024. Ela lida com quedas nas vendas, lidou com protestos de concessionários na porta da fábrica em Tongxiang e outros problemas. Inclusive, a empresa acumulou dívidas de cerca de US$ 1,4 bilhão. A marca chegou até a sair da sua antiga sede, já que o contrato de locação havia terminado. Até disputas judiciais a montadora enfrenta atualmente.
Por fim, a Neta emitiu um comunicado oficial e o divulgou para a Auto Esporte. Nele, ela conta que não vai sair do Brasil, segue com os serviços de pós-vendas e fornecimentos de peças por aqui e está em fase avançada de negociações com investidores. Ela pontuou que sua transição será feita de forma transparente e com respeito aos clientes brasileiros e os próximos passos serão comunicados ao público geral.

O que você acha da marca chinesa? Será que ela vai conseguir dar a volta por cima? Conte nos comentários


