Ao vivo
Home » Novidades » Neta promete retomada no Brasil, mas esqueceu da falência

Novidades

Promessas

Neta promete retomada no Brasil, mas esqueceu da falência

A chinesa fala em pós-venda estruturado, novos modelos e fábrica reativada, mas a situação real ainda gera pouca confiança

2 min de leitura

A Neta insiste que continua operando normalmente no Brasil, mesmo depois de sumir das redes sociais, ter apenas uma concessionária ativa, vender 163 carros no ano inteiro e a empresa controladora da montadora entrar com processo de recuperação judicial/falência na China, em junho de 2025. A fabricante, que iniciou as operações no Brasil em 2024, tenta mostrar que está se reorganizando, mas é impossível ignorar o que aconteceu. 

A Hozon Auto, controladora da marca, entrou em recuperação judicial na China e a fábrica de Tongxiang ficou paralisada por meses. Agora, com novos investidores, a montadora confirma que a produção deve voltar em janeiro de 2026. 

No Brasil, apenas incertezas

Por aqui, a Neta segue com só uma loja, a Neta Potenza, no Rio de Janeiro. O escritório fica na Avenida Paulista (SP), mas a realidade é que a estrutura é mínima e o pós-venda, até o momento, quase não existe. 

Neta Aya traseira
Neta Aya [Divulgação]

Segundo a revista Quatro Rodas, a fabricante chinesa promete montar nos próximos dias uma rede de oficinas especializadas para revisões e reparos. A marca trouxe ao país módulos, componentes elétricos e sistemas ADAS para reparos mais complexos, tudo no centro de distribuição da Neta em São Bernardo do Campo (SP). 

Apenas dois carros à venda

Os dois modelos vendidos por aqui, o Aya e o X, têm boas propostas no papel. O Aya quer rivalizar com o BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Geely EX2, e parte de R$ 143.900. Já o Neta X, rival do Geely EX5 e MG S5, chega a R$ 225.000 na versão Comfort. 

Neta X branco parado de traseira com árvores ao fundo
Neta X [Divulgação]

De acordo com a nota divulgada pelo site, a Neta afirma que continua no Brasil como mercado estratégico. A empresa também diz que o abastecimento do mercado brasileiro será retomado ainda em 2025.

E você, acredita que a Neta ainda tem chance no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar