A Neta insiste que continua operando normalmente no Brasil, mesmo depois de sumir das redes sociais, ter apenas uma concessionária ativa, vender 163 carros no ano inteiro e a empresa controladora da montadora entrar com processo de recuperação judicial/falência na China, em junho de 2025. A fabricante, que iniciou as operações no Brasil em 2024, tenta mostrar que está se reorganizando, mas é impossível ignorar o que aconteceu.
A Hozon Auto, controladora da marca, entrou em recuperação judicial na China e a fábrica de Tongxiang ficou paralisada por meses. Agora, com novos investidores, a montadora confirma que a produção deve voltar em janeiro de 2026.
No Brasil, apenas incertezas
Por aqui, a Neta segue com só uma loja, a Neta Potenza, no Rio de Janeiro. O escritório fica na Avenida Paulista (SP), mas a realidade é que a estrutura é mínima e o pós-venda, até o momento, quase não existe.

Segundo a revista Quatro Rodas, a fabricante chinesa promete montar nos próximos dias uma rede de oficinas especializadas para revisões e reparos. A marca trouxe ao país módulos, componentes elétricos e sistemas ADAS para reparos mais complexos, tudo no centro de distribuição da Neta em São Bernardo do Campo (SP).
Apenas dois carros à venda
Os dois modelos vendidos por aqui, o Aya e o X, têm boas propostas no papel. O Aya quer rivalizar com o BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Geely EX2, e parte de R$ 143.900. Já o Neta X, rival do Geely EX5 e MG S5, chega a R$ 225.000 na versão Comfort.

De acordo com a nota divulgada pelo site, a Neta afirma que continua no Brasil como mercado estratégico. A empresa também diz que o abastecimento do mercado brasileiro será retomado ainda em 2025.
E você, acredita que a Neta ainda tem chance no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!
![Neta X [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/08/neta_x_2-1320x792.webp)


