Home » Novidades » Neta vai à falência na China, operação no Brasil deve fechar

Novidades

Neta se foi

Neta vai à falência na China, operação no Brasil deve fechar

Depois de muitos rumores, a Neta entrou com processo de falência na China e concessionárias foram fechadas

4 min de leitura

Quando a Neta chegou ao Brasil em 2024, a fabricante chinesa prometia fábrica, rede de concessionárias grandes e uma operação sólida. Contudo, as coisas começaram a desandar quando grupos importantes de concessionários desistiram da marca, as importações ficaram nebulosas e notícias de crise financeira começaram a rolar na China. Agora, a Neta faliu.

Segundo informações divulgadas pela Reuters, a Zhejiang Hozon New Energy Automobile, empresa dona da Neta, entrou oficialmente com pedido de falência na China. A informação foi reportada pela rede de televisão chinesa CCTV na sexta-feira e repercutida internacionalmente pela Reuters.

Segundo a reportagem, diversas lojas da Neta na China foram fechadas na semana passada e outras terão suas portas baixadas nesta semana. O restante de estoque de modelos produzidos pela marca devem ser liquidados rapidamente com preços bem abaixo do mercado.

Neta GT azul de frente
Neta GT [Divulgação]

De acordo com a plataforma nacional de divulgação de falências corporativas da China, um credor entrou com uma petição de falência contra a Neta no mês passado. Ou seja, esse processo de falência da marca chinesa vem se arrastando há tempos lá fora. Enquanto isso no Brasil, a situação também era terrível.

Neta no Brasil mal começou e já faliu

No nosso país, a Neta prometia 40 pontos de vendas em 20 cidades. Contudo, de acordo com o site da marca, apenas duas revendas foram abertas, sendo elas no Rio de Janeiro e em Juazeiro, na Bahia. Há também a indicação de três pontos em construção, que certamente serão descontinuados com a falência da marca.

Neta X [Divulgação]
Neta X [Divulgação]

Além disso, a marca prometeu diversos carros para o Brasil, mas só conseguiu importar o SUV Neta X e o hatch elétrico Aya. Juntos, eles venderam 47 unidades até maio. Sendo que, Rio de Janeiro liderou os emplacamentos com 14 unidades, enquanto São Paulo tem 7 carros da Neta rodando.

Se os emplacamentos no Brasil assustam, na China a situação também ia de mal a pior. A marca teve um bom ano de 2023, com 127.500 carros vendidos. Contudo, despencou para 64.500 unidades em 2024 e apenas 110 carros vendidos em 2025. Ou seja, já era um presságio do fim.

Neta Aya branco parado e visto de frente
Neta Aya [Divulgação]

Tecnicamente, o Brasil quase se tornou o mercado mais importante da Neta em um ano por conta da baixa fortíssima da marca. Isso que, o número de unidades emplacadas foi bem abaixo do que qualquer marca faz por aqui.

ATUALIZAÇÃO (24/09 – 17h)

Em seu Instagram, a Neta publicou a seguinte nota: “a Neta Auto do Brasil informa a todos os clientes, parceiros e amigos que suas operações no país seguem funcionando normalmente e com foto em um futuro promissor e sustentável”.

Neta X branco parado de traseira com árvores ao fundo
Neta X [Divulgação]

“A equipe de gestão da Neta, na matriz, está atualmente concluindo um processo de reorganização liderado pelo governo chinês, o qual não impactará as atividades internacionais. Ressaltamos que a produção de veículos será retomada em breve, e o mercado brasileiro continuará a ser abastecido com novas unidades ainda em 2025”.

“Novos acordo de cooperação estão em andamento e novas atualizações serão divulgadas regularmente. Por fim, a Neta reforma seu compromisso com o mercado automotivo brasileiro, especialmente no segmento de veículos elétricos, reconhecendo seu enorme potencial e as amplas oportunidades de parceria e desenvolvimento tecnológico”.

Neta Aya traseira
Neta Aya [Divulgação]

“Os investimentos seguirão com foco total na recuperação e expansão dos negócios. Esse é o nosso plano — e já está em plena execução”, afirma o comunicado oficial da marca. Fontes consultadas pelo Auto+ com ligações diretas e indiretas com a marca, afirmam o contrário.

Os estoque atuais da Neta serão todos vendidos para empresas com preços abaixo do mercado para fazer a liquidação dos carros o mais rápido possível. Na China, a volta das atividades regulares da marca não é vista como uma possibilidade forte. Com isso, as operações aqui devem, de fato, ser encerradas.

Neta GT
Neta GT [Divulgação]

O comunicado, no final das contas, serve apenas para apaziguar os ânimos e não afugentar possíveis clientes do lote de modelos que já se encontra no Brasil e que precisa encontrar novos compradores. Informações sobre o estado da Neta devem ser divulgadas futuramente e você acompanha tudo aqui no Auto+.

Você já viu um carro da Neta na rua? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar