Enquanto no Brasil a luta do carro elétrico mais barato do país está bem definida, com o Renault Kwid E-Tech partindo de R$ 99.990, nos Estados Unidos a briga é mais acirrada. E quem puxou a fila dessa vez foi a Nissan, que anunciou a nova geração do Leaf com preço inicial de US$ 25.360 (aproximadamente R$ 134 mil).
Com isso, o modelo passa a ser o carro elétrico mais barato à venda no mercado norte-americano, superando concorrentes diretos e até cutucando a Tesla, que até hoje não cumpriu a promessa de lançar um veículo elétrico de US$ 25 mil.
O novo Nissan Leaf S será a versão de entrada da linha e vai utilizar um motor elétrico de 174 cv alimentado por bateria de 52 kWh, capaz de entregar cerca de 340 km de autonomia no ciclo americano (EPA). Essa configuração chega alguns meses depois das demais versões, previstas para o segundo semestre de 2025, e será vendido em meados de março de 2026 nos EUA.
Nova geração mais barato

As demais versões, como a S+, SV+ e Platinum+, trazem bateria maior de 75 kWh e motor mais potente, com 215 cv, oferecendo autonomia de até 488 km. Mesmo assim, o preço se mostra competitivo. A configuração SV+ vai custar US$ 34.230 (cerca de R$ 182 mil), ou seja, US$ 2 mil a menos que a geração passada, o que daria quase R$ 10 mil, mesmo trazendo mais equipamentos de série.
| Versão | Modelo 2026 | Modelo 2025 | Diferença |
| LEAF S | $25,360 | $28,140 | -$ 2.780 |
| LEAF S+ | $29,990 | – | |
| LEAF SV+ | $34,230 | $36,190 | $ 1.960 |
| LEAF PLATINUM+ | $38,990 | – |
Visualmente, o Leaf 2026 também mudou bastante. Ele abandonou o formato tradicional de hatch e agora adota linhas de um crossover, com desenho mais aerodinâmico e robusto. Toda a linha traz iluminação full LED de série, e a versão topo de linha Platinum+ ainda adiciona teto panorâmico eletrocrômico, som assinado pela Bose de 10 alto-falantes, head-up display e lanternas inspiradas no Nissan Z.

Por dentro, há o painel digital duplo com duas telas de 12,3 polegadas nas versões de entrada, enquanto os modelos acima adotam telas de 14,3 polegadas. O porta-malas também ficou mais prático, e o interior ganhou mais espaço graças ao assoalho plano. Outro diferencial é a nova porta de recarga no padrão NACS, que oferece acesso direto aos carregadores da Tesla.
Democratizar o carro elétrico, quem vai?
O grande objetivo da Nissan com o Leaf S é democratizar ainda mais o acesso ao carro elétrico, mesmo sem contar com os incentivos federais que oferecia até US$ 7.500 de créditos fiscais em determinados estados e está programado para acabar no dia 30 de setembro de 2025, conforme o novo pacote orçamentário sob a administração de Trump.

Quem também vai chegar como um potencial capaz de roubar o posto de carro elétrico mais barato dos EUA é o futuro Chevrolet Bolt de nova geração, e até a Tesla, que nunca cumpriu a promessa de Elon Musk de lançar um modelo de US$ 25 mil.
Com chegada confirmada nos EUA em 2026, o Leaf será produzido também para Japão, Europa e Austrália. No Brasil, a Nissan ainda não sinalizou se a nova geração vai chegar, porém o modelo passado foi comercializado no país de 2019 a 2024, importado do Reino Unido.
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