Ao vivo
Home » Novidades » Nissan desiste de picape baseada na Renault Niagara e busca novo projeto

Novidades

Nissan desiste de picape baseada na Renault Niagara e busca novo projeto

A Nissan cancelou a caminhonete derivada da Renault Niagara e encerrou a produção na Argentina. Veja os próximos passos e os futuros planos

2 min de leitura

A Nissan desistiu oficialmente do projeto da nova caminhonete baseada na Renault Niagara. Agora, o fabricante avalia outras alternativas para desenvolver uma substituta. Revelado há dois anos, o conceito tinha previsão de chegar ao mercado em 2026, com chances de desembarcar no Brasil em 2027 para competir com Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick.

A produção da nova caminhonete ficaria sob a tutela da Renault, na planta de Córdoba, na Argentina. A marca francesa ficaria responsável pela montagem dos dois modelos: a Niagara e a versão da Nissan — em uma parceria semelhante à que existe hoje para a produção da Frontier e da Alaskan.

Tanto a Niagara quanto o modelo da Nissan seriam feitas na fábrica do México. Com isso, essa decisão representa o fim de uma trajetória de seis anos de produção da Nissan na Argentina, que teve início com a fabricação da Frontier. Agora, com o cancelamento da caminhonete intermediária, o ciclo se encerra.

Nova picape da Renault será baseada no projeto da Niágara
Renault Niagara Concept [Divulgação]

Projeto não agradou a alta cúpula da Nissan

Segundo apuração da Quatro Rodas, o projeto baseado na plataforma da Niagara não agradou à alta cúpula da Nissan. O presidente da Nissan Argentina, Ricardo Flammini, afirmou que novas possibilidades estão sendo avaliadas, incluindo análises de volume de vendas projetado para a região.

Apesar da saída da Nissan, a Renault segue envolvida no desenvolvimento da caminhonete intermediária — que também atuaria como substituta da Renault Oroch. Além disso, não há previsão oficial de lançamento. Paralelamente ao utilitário, a fabricante francesa também planeja produzir a nova geração do Kangoo na unidade de Córdoba.

Nova picape da Renault será produzida na Argentina, mas virá para o Brasil
Renault Niágara [divulgação]

Quais são suas expectativas para uma futura caminhonete da Renault? Se você é ou já foi proprietário de uma Oroch, compartilhe sua experiência nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar