Ao vivo
Home » Novidades » Nissan fica ofendida com proposta da Honda e fabricante do Civic não aprova reestruturação da marca do Kicks

Novidades

Nissan fica ofendida com proposta da Honda e fabricante do Civic não aprova reestruturação da marca do Kicks

Além do impasse envolvendo a Renault, acordo de junção de Honda e Nissan tem problemas de ambos os lados. Mitsubishi? Nem sinal

2 min de leitura

O final de janeiro deveria ser marcado pelo começo do processo de casamento de Nissan e Honda (com Mitsubishi de lambuja). Mas o relacionamento que começou com a Renault traída parece que azedou. Há problemas dos dois lados, tanto uma marca ofendida com a outra, quanto um plano de reestruturação fraco.

Segundo a agência de notícias Kyodo News, o casamento Honda e Nissan começou a azedar quando a fabricante do Kicks se sentiu totalmente ofendida com a proposta financeira feita. A ideia era que a marca do Civic pagaria à futura parceira o equivalente a R$ 350 bilhões para assumir toda operação da antiga rival.

Como a Nissan já quer cair fora da Aliança com a Renault, justamente porque a francesa quer mandar na relação, seria trocar seis por meia dúzia. Só que, dessa vez, ao invés de ser controlada por uma francesa, seria por uma japonesa. Algo que a Nissan também não quer. E que o ex-CEO do grupo, Carlos Ghons, avisou que aconteceria.

Honda City Hatch Touring 2025 vermelho de dianteira estacionado em frente a um portão branco Fusão entre Nissan e Honda pode ameaçar futuro das chinesas
Honda City Hatch Touring 2025 [Auto+ / Rafael Dea]

Do outro lado da moeda, temos a Honda totalmente descontente com o plano de reestruturação que a Nissan apresentou. A Nippon reportou que a dona do HR-V não ficou feliz com o plano de demissões de mais de 9 mil trabalhadores e aposentadorias mais cedo, alegando que não é suficiente.

No final das contas, a Honda percebeu que a Nissan não tem força suficiente para se reerguer com a estrutura atual e com sua visão médio-prazo. Como resultado, o Washington Post relatou que o acordo já foi desfeito e que cada uma seguirá caminhos distintos. A Mitsubishi, perdida no meio desse tiroteio, não é nem notícia.

NIssan Kicks Advance branco parado de frente com muro ao fundo
Nissan Kicks Advance Pack Plus [Foto: Auto+/Rafael Dea]

Você acha que o casamento entre Honda e Nissan vai cair por terra? Conte nos comentários. 


YouTube video

4 comentários em “Nissan fica ofendida com proposta da Honda e fabricante do Civic não aprova reestruturação da marca do Kicks”

  1. Gabriel Augusto Diniz

    Bem que imaginei. Caminho vai ser difícil pra Nissan sem a Renault e vendo que seria pior com outra mandataria.

  2. Carlos

    Como Papai dizia, manda quem assina o cheque….

  3. Ulisses Silveira

    E aí? A marca Nissan vai quebrar? E quem possui carro desta marca? Vai ficar sem peças de reposição?

  4. Genumano

    O que não entendo nessa relação Nissan Renault é que a japonesa fornece toda a tecnologia mecânica à francesa e, mesmo assim, anda mal das pernas. Sinal que a Renault só quer saber de sugar.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar