Pelo visto não é só a Ford que vai brigar no segmento de picapes médias radicais nos Estados Unidos com a Ford Ranger Raptor — a Nissan também decidiu entrar na briga com uma nova versão para a Frontier. A marca japonesa firmou parceria com a Roush Performance, empresa norte-americana conhecida por preparar modelos da Ford, para criar a nova Frontier PRO-4X R.
Alterações na suspensão, mas não no motor
Baseada na versão PRO-4X, a novidade recebeu uma preparação completa que apresenta suspensão da Roush, com 5 cm a mais de altura, novos braços de controle, amortecedores coilover com reservatórios externos e corpo em alumínio.
Esse pacote oferece melhor ângulo de ataque e saída, além de maior controle em trilhas. O visual também foi reforçado com placa de proteção e grade em titânio, ganchos de reboque em vermelho, rodas exclusivas de 17 polegadas e pneus Hankook Dynapro AT2 Xtreme.

Por dentro, as mudanças são mais discretas, mas incluem encostos de cabeça com o logo R bordado, central multimídia de 12,3 polegadas e painel digital de sete polegadas.
Sob o capô, nenhuma novidade. O motor é 3.8 V6 a gasolina que segue com 314 cv e 38,8 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.


É menos potente que o V6 3.0 EcoBoost da Ranger Raptor, que entrega 397 cv e 59,4 kgfm no Brasil, mas a Frontier tem a seu favor o preço. Custa US$ 47.960 nos EUA (cerca de R$ 260 mil), valor inferior aos US$ 55.720 (aproximadamente R$ 304 mil) cobrados pela Ranger Raptor, além de também ser mais barata que Chevrolet Colorado ZR2 e Jeep Gladiator.
Mercados diferentes
A estratégia da Nissan com a Frontier é bem confusa, onde em outros mercados se chama Navara. Nos EUA e no Canadá, sua terceira geração é totalmente diferente da nossa e do mercado global. A nova geração da picape média lá foi lançada em 2021, enquanto a nossa está na 12ª geração, lançada em 2017.

No mercado norte-americano a Frontier é construída sob a plataforma F-Alpha (usada desde 2004) e recebeu reestilização de meia-vida em 2025 para enfrentar Toyota Tacoma e Ford Ranger. Para o mercado global, incluindo o Brasil, a Nissan deve lançar a nova geração da Frontier baseada na picape chinesa Dongfeng Z9 mais para o final do século como PHEV. Vale lembrar que o protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel de Xangai deste ano.
No Brasil, a Frontier é fabricada na Argentina e passou por uma reestilização em 2022. Parte de R$ 248.990 na versão S e chega a R$ 315.690 na topo de linha PRO-4X, equipada com motor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm de torque, câmbio automático de sete marchas e tração 4×4.

Enquanto isso, a Ford Ranger Raptor, vendida desde o fim de 2023, custa R$ 490 mil e aposta na receita de potência e robustez para dominar o segmento das picapes extremas no país.
Você acha que a Nissan Frontier de nova geração faria sucesso no Brasil? E esse pacote PRO-4X R irá conseguir roubar vendas da Ranger Raptor mesmo sendo mais barata? Deixe sua opinião nos comentários!




Eu acho que a Nissan não entendeu o porque do sucesso da Raptor…
Em qualquer camionete você coloca uns calços na suspensão e sobe ela, o que não é possível na frontier.
Foi preciso trocar todo o conjunto para subir 5cm..
O sucesso das camionetes extremas está na potência do motor e no luxo do interior…
Já adquiri todos os tipos de pikup . Diesel 4×4. De todos, elegi a FRONTIER, como excelente. Motivo simples: carro resistente, topa tudo todos tempo, confortável para se trabalhar ou andar com a família e robustez incomparável, não tem problemas mecânicos: Tenho uma 2014, com 325.000 km. Sem nenhum problema. Só manutenção: troca de óleo, combustível e pneus.
Seria bom se vinhece pro Brasil pra brigar com todos os pick-ups extremistas mais teria que ter mais potência pra competir com o Ford Ranger Raptor