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Rival de peso

Nissan Frontier ganha versão extrema para enfrentar Ford Ranger Raptor 

Fabricante japonesa fez parceria com empresa conhecida por preparar Ford para criação de da Frontier PRO-4X R, mais barata que a rival

3 min de leitura

Pelo visto não é só a Ford que vai brigar no segmento de picapes médias radicais nos Estados Unidos com a Ford Ranger Raptor —  a Nissan também decidiu entrar na briga com uma nova versão para a Frontier. A marca japonesa firmou parceria com a Roush Performance, empresa norte-americana conhecida por preparar modelos da Ford, para criar a nova Frontier PRO-4X R. 

Alterações na suspensão, mas não no motor

Baseada na versão PRO-4X, a novidade recebeu uma preparação completa que apresenta suspensão da Roush, com 5 cm a mais de altura, novos braços de controle, amortecedores coilover com reservatórios externos e corpo em alumínio. 

Esse pacote oferece melhor ângulo de ataque e saída, além de maior controle em trilhas. O visual também foi reforçado com placa de proteção e grade em titânio, ganchos de reboque em vermelho, rodas exclusivas de 17 polegadas e pneus Hankook Dynapro AT2 Xtreme.

Nissan Frontier PRO-4X R 2026 de lado em movimento no deserto
Nissan Frontier PRO-4X R 2026 [Divulgação]

Por dentro, as mudanças são mais discretas, mas incluem encostos de cabeça com o logo R bordado, central multimídia de 12,3 polegadas e painel digital de sete polegadas. 

Sob o capô, nenhuma novidade. O motor é 3.8 V6 a gasolina que segue com 314 cv e 38,8 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. 

É menos potente que o V6 3.0 EcoBoost da Ranger Raptor, que entrega 397 cv e 59,4 kgfm no Brasil, mas a Frontier tem a seu favor o preço. Custa US$ 47.960 nos EUA (cerca de R$  260 mil), valor inferior aos US$ 55.720 (aproximadamente R$ 304 mil)  cobrados pela Ranger Raptor, além de também ser mais barata que Chevrolet Colorado ZR2 e Jeep Gladiator.

Mercados diferentes

A estratégia da Nissan com a Frontier é bem confusa, onde em outros mercados se chama Navara. Nos EUA e no Canadá, sua terceira geração é totalmente diferente da nossa e do mercado global. A nova geração da picape média lá foi lançada em 2021, enquanto a nossa está na 12ª geração, lançada em 2017.

Nissan Frontier
Interior da Nissan Frontier 2025 [Divulgação]

No mercado norte-americano a Frontier é  construída sob a plataforma F-Alpha (usada desde 2004) e recebeu reestilização de meia-vida em 2025 para enfrentar Toyota Tacoma e Ford Ranger. Para o mercado global, incluindo o Brasil, a Nissan deve lançar a nova geração da Frontier baseada na picape chinesa Dongfeng Z9 mais para o final do século como PHEV. Vale lembrar que o protótipo foi apresentado no Salão do Automóvel de Xangai deste ano.

No Brasil, a Frontier é fabricada na Argentina e passou por uma reestilização em 2022. Parte de R$ 248.990 na versão S e chega a R$ 315.690 na topo de linha PRO-4X, equipada com motor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgfm de torque, câmbio automático de sete marchas e tração 4×4. 

Nissan Frontier Pro-4X cinza parada de frente
Nissan Frontier Pro-4X [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Enquanto isso, a Ford Ranger Raptor, vendida desde o fim de 2023, custa R$ 490 mil e aposta na receita de potência e robustez para dominar o segmento das picapes extremas no país.

Você acha que a Nissan Frontier de nova geração faria sucesso no Brasil? E esse pacote PRO-4X R irá conseguir roubar vendas da Ranger Raptor mesmo sendo mais barata? Deixe sua opinião nos comentários!


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0 comentário em “Nissan Frontier ganha versão extrema para enfrentar Ford Ranger Raptor ”

  1. Pedro Augusto

    Eu acho que a Nissan não entendeu o porque do sucesso da Raptor…
    Em qualquer camionete você coloca uns calços na suspensão e sobe ela, o que não é possível na frontier.
    Foi preciso trocar todo o conjunto para subir 5cm..
    O sucesso das camionetes extremas está na potência do motor e no luxo do interior…

  2. João Bosco de Oliveira

    Já adquiri todos os tipos de pikup . Diesel 4×4. De todos, elegi a FRONTIER, como excelente. Motivo simples: carro resistente, topa tudo todos tempo, confortável para se trabalhar ou andar com a família e robustez incomparável, não tem problemas mecânicos: Tenho uma 2014, com 325.000 km. Sem nenhum problema. Só manutenção: troca de óleo, combustível e pneus.

  3. Manoel Maxwell Marmom

    Seria bom se vinhece pro Brasil pra brigar com todos os pick-ups extremistas mais teria que ter mais potência pra competir com o Ford Ranger Raptor

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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