A Nissan anunciou hoje (15) o início da produção da nova geração do Kicks no Brasil. O processo produtivo ocorre na fábrica de Resende (RJ), que concentra todas as etapas de montagem, garantindo que o modelo atenda às expectativas do consumidor brasileiro. Porém, sua chegada oficial será mais para frente.
A marca registrou crescimento de 35% no mercado nacional entre 2023 e 2024. Para sustentar essa expansão, a unidade fluminense recebeu 169 robôs, dos quais 98 são novos e dedicados à produção da nova geração do SUV. Outra novidade voltada à eficiência operacional é a adoção de 29 veículos autoguiados (AGVs), que fazem o transporte de peças ao longo da linha de montagem da fábrica de Resende.
O nível de automação dessa instalação chega a 85%, com uma capacidade de produção de 32 veículos por hora (atualmente a fábrica roda com 24 carros por hora). A nova geração do Nissan Kicks chegará ao Brasil em junho com mais itens de série e será equipado com inédito motor 1.0 turbo, uma mudança significativa na linha.


Detalhes principais
Sua nova geração será fabricada em Resende (RJ). A versão anterior, no entanto, continua disponível com o nome Kicks Play. É oferecida em três versões, com preços a partir de R$ 117.990. O novo Kicks será produzido a partir da plataforma modular CMF-B, fruto da união entre Renault, Nissan e Mitsubishi. Aliás, a nova geração tem novo tamanho.
A nova geração do Nissan Kicks está 5,6 cm maior, chegando em 4,37 m. Ele ganhou 4 cm na largura, agora terá 1,80 m. A altura recebeu 2 cm e chegou em 1,63 m e o entre-eixos tem mais 3,6 cm, chegando em 2,66 m. Seu motor turbo também será produzido na planta de Resende. Ele é parecido com o que equipa o Renault Kardian. Mas, é provável que ganhe números próprios.


O câmbio será automático e a suspensão traseira será independente, com sistema Multilink. Além do novo Kicks, a planta do Rio de Janeiro ainda será o berço de um SUV inédito, que será exportado para mais de 20 países da América Latina, segundo a própria montadora.
“Todos os processos adotaram uma maior robustez, assim como uma expansão do controle de solda durante o processo de produção” , segundo Marco Biancolini, diretor de novos projetos da Nissan. Tanto esse novo SUV quanto o novo Kicks fazem parte do ciclo de investimentos de R$ 2,8 bilhões, anunciado pela fabricante.


Por fim, Guy Rodrigues, presidente da Nissan América Latina, contou que a planta de Resende teve aumento da quantidade de robôs, a capacidade de solda e mais grande parte do investimento está direcionado à modernização da instalação e ao desenvolvimento do novo SUV e do novo Kicks.

Quais são suas expectativas para a nova geração do Nissan Kicks? Escreva nos comentários




Tem tudo pra ser um excelente produto, só tenho medo da precificação, ainda mais que falam que agora ele quer ser concorrente do Compass.
Nissan está falida e quebrada..nem a Honda quis abraçar essa marca capenga. Não comprem que vão se arrepender e perder dinheiro.