Home » Novidades » Nissan vai abrir caminho para que marca chinesa se expanda globalmente

Novidades

Nissan ajudando as chinesas

Nissan vai abrir caminho para que marca chinesa se expanda globalmente

Em fortíssima crise financeira, Nissan vai deixar que a marca chinesa Dongfeng produza carros em suas fábricas

3 min de leitura

Apesar de estarem  passando por um processo de divórcio, Renault e Nissan vão usar de uma mesma estratégia para levantar dinheiro. Ambas abrigarão uma marca chinesa em suas fábricas para diminuir a ociosidade das plantas. Mas, no caso da Nissan com a Dongfeng, é questão de sobrevivência. 

A Nissan anunciou que fechará 17 fábricas globalmente e que a planta de Sunderland, no Reino Unido, só não fechará por conta da Dongfeng. A marca chinesa usará parte da fábrica europeia para produzir seus modelos localmente e driblar as taxas altas que o Velho Continente tem imposto sobre carros chineses.

A situação será bem proveitosa para a Nissan, visto que a capacidade instalada da fábrica é de 600 mil carros por ano, mas ano passado foram feitos apenas 282 mil. Ou seja, metade da planta está ociosa e toda essa capacidade pode ser plenamente usada pela Dongfeng para produzir seus carros.

Dongfeng Nissan N7 azul parado de frente com o chão e o fundo branco
Dongfeng Nissan N7 [Divulgação]

A estratégia é igual à da Renault no Brasil, que cederá parte de sua linha de produção em São José dos Pinhais, Paraná, para que a marca chinesa Geely fabrique localmente seus carros. O caso da Renault é um ganho mútuo, no caso da Nissan é uma maneira de a marca japonesa em crise sobreviver.

Além disso, a Dongfeng vai investir na criação de uma fábrica de baterias junto à planta de Sunderland. Com isso, serão investidos mais de 1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 6,84 bilhões) para fazer a maior fábrica de baterias do Reino Unido. As baterias também serão usadas pelos futuros carros elétricos da Nissan, claramente.

Dongfeng Nammi Box
Dongfeng Nammi Box [divulgação]

Toyota pode ajudar a Nissan

Vale ressaltar que as conversas entre Nissan e Honda foram cessadas, contudo, o jornal Mainichi Shimbun afirma que a Toyota têm se aproximado da Nissan para uma parceria. A ideia é diferente do casamento com a marca do Civic, mas a dona do Corolla visa uma parceria como tem com outras marcas.

Vale lembrar que a Toyota é dona de 20% da Subaru, 5,1% da Mazda, 4,9% da Suzuki e 5,9% da Isuzu. Ou seja, hoje ela não tem participação somente da Honda e na Nissan.

Você acredita que fabricantes como Renault e Nissan ajudarem marcas chinesas como Geely e Dongfeng pode ajudar ou atrapalhar? Conte nos comentários.


YouTube video

Você também poderá gostar