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Proteção aos ocupantes!

Nova bateria da CATL elimina risco de incêndio e oferece mais de 1.000 km de autonomia

A CATL é a maior fornecedora global de células para veículos elétricos, e sua nova bateria já equipa o Zeekr 7X

Zeekr-7X [Foto: Divulgação]
Zeekr-7X [Foto: Divulgação]

Os carros elétricos se tornaram uma realidade para quem busca uma condução livre de poluentes e independência dos postos de combustível. Junto com esses benefícios, surgem também novos desafios — como o planejamento de rotas e a preocupação com incêndios em caso de acidentes.

Mas essa última preocupação pode estar com os dias contados. Um novo e rigoroso padrão de segurança na China reconheceu a primeira bateria capaz de eliminar completamente os riscos de incêndio e explosão, mesmo em casos de falha térmica.

A tecnologia é da CATL, maior fornecedora global de células para veículos elétricos. A bateria foi aprovada nos testes do CATARC (Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China), responsável também pelos testes de segurança do C-NCAP.

Zeekr 7X branco de frente andando na estrada
Zeekr-7X [Foto: Divulgação]

Como é o padrão da nova bateria?

Essa bateria já está em uso por montadoras como Zeekr, Aito, Li Auto e Neta. O novo padrão de segurança, chamado GB 38031-2025, foi publicado oficialmente em março deste ano e entra em vigor em 1º de julho de 2026.

O modelo aprovado impede incêndios, explosões e até mesmo a liberação de fumaça tóxica, aumentando a segurança dos ocupantes. A CATL afirma que a bateria utiliza a tecnologia Cell To Pack (CTP) de terceira geração, lançada em 2022.

Zeekr 7X branco parado de traseira no alto da montanha é um dos carros que á utilizam a nova bateria da CATL
Zeekr-7X [Foto: Divulgação]

Essa tecnologia proporciona um aproveitamento volumétrico de 72% e densidade energética de até 255 Wh/kg. Com isso, carros elétricos equipados com a bateria podem alcançar mais de 1.000 km de autonomia no ciclo chinês CLTC, ou até 700 km no padrão europeu WLTP.

Mais compacta e eficiente, a bateria também teve melhorias em refrigeração e carregamento rápido. Segundo a CATL, ela permite recarga de 10% a 80% em cerca de 10 minutos com potência de 5C — com previsão de chegar a 6C na próxima geração.

Zeekr 7X verde parado no campo com montanhas ao fundo e úm dos modelos já equipados com a nova bateria da CATL
Zeekr 7X [divulgação]

Um dos modelos que já utilizam essa bateria é o Zeekr 7X (carro das fotos), SUV elétrico com pacote de 100 kWh e autonomia de até 780 km (CLTC) ou 615 km (WLTP).

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