![Zeekr-7X [Foto: Divulgação] Zeekr-7X [Foto: Divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/02/xXwOwTwL-zeekr-7x-dianteira-scaled.webp)
Os carros elétricos se tornaram uma realidade para quem busca uma condução livre de poluentes e independência dos postos de combustível. Junto com esses benefícios, surgem também novos desafios — como o planejamento de rotas e a preocupação com incêndios em caso de acidentes.
Mas essa última preocupação pode estar com os dias contados. Um novo e rigoroso padrão de segurança na China reconheceu a primeira bateria capaz de eliminar completamente os riscos de incêndio e explosão, mesmo em casos de falha térmica.
A tecnologia é da CATL, maior fornecedora global de células para veículos elétricos. A bateria foi aprovada nos testes do CATARC (Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China), responsável também pelos testes de segurança do C-NCAP.

Como é o padrão da nova bateria?
Essa bateria já está em uso por montadoras como Zeekr, Aito, Li Auto e Neta. O novo padrão de segurança, chamado GB 38031-2025, foi publicado oficialmente em março deste ano e entra em vigor em 1º de julho de 2026.
O modelo aprovado impede incêndios, explosões e até mesmo a liberação de fumaça tóxica, aumentando a segurança dos ocupantes. A CATL afirma que a bateria utiliza a tecnologia Cell To Pack (CTP) de terceira geração, lançada em 2022.

Essa tecnologia proporciona um aproveitamento volumétrico de 72% e densidade energética de até 255 Wh/kg. Com isso, carros elétricos equipados com a bateria podem alcançar mais de 1.000 km de autonomia no ciclo chinês CLTC, ou até 700 km no padrão europeu WLTP.
Mais compacta e eficiente, a bateria também teve melhorias em refrigeração e carregamento rápido. Segundo a CATL, ela permite recarga de 10% a 80% em cerca de 10 minutos com potência de 5C — com previsão de chegar a 6C na próxima geração.

Um dos modelos que já utilizam essa bateria é o Zeekr 7X (carro das fotos), SUV elétrico com pacote de 100 kWh e autonomia de até 780 km (CLTC) ou 615 km (WLTP).
Você já tem um carro elétrico? Compartilhe sua experiência nos comentários. E diga também: você teria um carro 100% elétrico?