Um novo capítulo está sendo escrito entre os fabricantes com o ressurgimento de uma nova crise de semicondutores. A mesma que, durante a pandemia de Covid-19, paralisou linhas de produção em todo o mundo. No centro do novo impasse está a Nexperia, grupo com sede na Holanda e um dos principais fornecedores globais de chips automotivos.
A preocupação é iminente, pois os estoques atualmente disponíveis podem se esgotar nas próximas semanas, o que pode gerar um cenário devastador e resultar na paralisação de fábricas na Europa, América do Norte e Japão. Desde 2010, a Nexperia é controlada pela Wingtech Technology, da China, e essa participação acionária acendeu o alerta no governo holandês.
Em 30 de setembro, o governo da Holanda, amparado por uma lei especial semelhante ao Golden Power da Itália, que permite ao Estado intervir em operações financeiras e industriais para proteger os interesses nacionais, assumiu o controle efetivo da Nexperia. A decisão, no entanto, desagradou a China.

A BMW e a nova crise dos semicondutores
A retaliação de Pequim veio na forma de bloqueio das exportações de chips da Nexperia produzidos em fábricas chinesas, o que agravou ainda mais a situação. Do outro lado, os Estados Unidos incluíram a Wingtech em uma espécie de lista negra do Departamento de Comércio, temendo que a tecnologia seja utilizada para fins não civis.
A Nexperia busca agora estabelecer um diálogo com as autoridades chinesas e norte-americanas, e nomeou um CEO interino para conduzir as negociações. A situação foi descrita como potencialmente devastadora pela Associação dos Fabricantes Europeus (ACEA). A crise atinge todas as montadoras da Europa e também preocupa os Estados Unidos.

Há risco de paralisação das linhas de produção já no próximo mês, o que também afetaria outros setores dependentes de componentes eletrônicos, segundo a Alliance for Automotive Innovation, que representa os principais fabricantes da América do Norte, conforme noticiado pelo Motor 1 Brasil.
O novo colapso dos chips também afeta o Japão e já atinge a Honda. Os semicondutores da Nexperia são essenciais para funções eletrônicas, como o gerenciamento de energia e os sistemas de segurança dos veículos, estando integrados aos módulos fornecidos por parceiros da indústria.

Entre as montadoras que já sentiram os impactos está a BMW, que relatou os primeiros efeitos da nova crise, segundo o Automotive News Europe. Por enquanto, a produção segue sem atrasos, mas a marca alemã intensificou ações preventivas para antecipar possíveis gargalos e adotar contramedidas.
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