Ao vivo
Home » Novidades » Nova crise dos semicondutores já afeta montadoras alemãs

Novidades

A produção vai parar?

Nova crise dos semicondutores já afeta montadoras alemãs

A nova crise dos semicondutores já afeta montadoras na Europa, Estados Unidos e Japão, com impactos esperados para preços e produção

3 min de leitura

Um novo capítulo está sendo escrito entre os fabricantes com o ressurgimento de uma nova crise de semicondutores. A mesma que, durante a pandemia de Covid-19, paralisou linhas de produção em todo o mundo. No centro do novo impasse está a Nexperia, grupo com sede na Holanda e um dos principais fornecedores globais de chips automotivos.

A preocupação é iminente, pois os estoques atualmente disponíveis podem se esgotar nas próximas semanas, o que pode gerar um cenário devastador e resultar na paralisação de fábricas na Europa, América do Norte e Japão. Desde 2010, a Nexperia é controlada pela Wingtech Technology, da China, e essa participação acionária acendeu o alerta no governo holandês.

Em 30 de setembro, o governo da Holanda, amparado por uma lei especial semelhante ao Golden Power da Itália, que permite ao Estado intervir em operações financeiras e industriais para proteger os interesses nacionais, assumiu o controle efetivo da Nexperia. A decisão, no entanto, desagradou a China.

BMW X5 PHEV é primeiro híbrido plug-in produzido no Brasil na linha de montagem
BMW X5 PHEV [divulgação]

A BMW e a nova crise dos semicondutores

A retaliação de Pequim veio na forma de bloqueio das exportações de chips da Nexperia produzidos em fábricas chinesas, o que agravou ainda mais a situação. Do outro lado, os Estados Unidos incluíram a Wingtech em uma espécie de lista negra do Departamento de Comércio, temendo que a tecnologia seja utilizada para fins não civis.

A Nexperia busca agora estabelecer um diálogo com as autoridades chinesas e norte-americanas, e nomeou um CEO interino para conduzir as negociações. A situação foi descrita como potencialmente devastadora pela Associação dos Fabricantes Europeus (ACEA). A crise atinge todas as montadoras da Europa e também preocupa os Estados Unidos.

BMW é uma das marcas que diz já ser afetada pela nova crise dos semicondutores
BMW X2 [Divulgação]

Há risco de paralisação das linhas de produção já no próximo mês, o que também afetaria outros setores dependentes de componentes eletrônicos, segundo a Alliance for Automotive Innovation, que representa os principais fabricantes da América do Norte, conforme noticiado pelo Motor 1 Brasil.

O novo colapso dos chips também afeta o Japão e já atinge a Honda. Os semicondutores da Nexperia são essenciais para funções eletrônicas, como o gerenciamento de energia e os sistemas de segurança dos veículos, estando integrados aos módulos fornecidos por parceiros da indústria.

Direção autônoma da BMW. Imagem mostra veículos em teste
Carros da BMW e Mini [divulgação]

Entre as montadoras que já sentiram os impactos está a BMW, que relatou os primeiros efeitos da nova crise, segundo o Automotive News Europe. Por enquanto, a produção segue sem atrasos, mas a marca alemã intensificou ações preventivas para antecipar possíveis gargalos e adotar contramedidas.

Você acha que a nova crise dos semicondutores pode encarecer os preços dos carros à venda no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar