Ao vivo
Home » Novidades » Nova Fiat Strada será global, com foco na Europa, e chega ao Brasil em 2027

Novidades

Mudança completa

Nova Fiat Strada será global, com foco na Europa, e chega ao Brasil em 2027

A nova geração da Fiat Strada será global, sustentada pela plataforma Small Car, contará com eletrificação e mira o mercado europeu

3 min de leitura

Líder absoluta de vendas no Brasil, a futura geração da Fiat Strada está em desenvolvimento seguindo especificações globais para, enfim, aposentar a arquitetura derivada do Mobi. A mudança está alinhada à nova estratégia da Stellantis, que busca transformar produtos regionais de sucesso em modelos com alcance internacional.

Dentro desse movimento, uma das principais novidades será a estreia do novo Fiat Argo ainda neste ano. Em entrevista ao site francês Auto Infos, Olivier François, CEO global da Fiat, também destacou mudanças na estrutura industrial como parte desse reposicionamento.

Entre elas está a inclusão da fábrica de Kenitra, no Marrocos, que passa a integrar a estratégia global da marca e consolida a plataforma Small Car como pilar de crescimento. Para que a próxima geração da Strada alcance escala internacional, serão necessárias evoluções técnicas importantes.

Projeção da nova Fiat Strada de frente
Nova Fiat Strada [Divulgação]

Atualmente, a picape é sustentada por uma arquitetura híbrida, que combina a dianteira do Mobi com uma suspensão traseira derivada da geração anterior do utilitário compacto. Esse conjunto será abandonado, já que a nova Strada adotará integralmente a plataforma Small Car.

Essa base já é utilizada por modelos da Peugeot e da Citroën, além do novo Argo. A mudança permitirá maior rigidez torcional, avanços em segurança e a adoção de soluções de eletrificação. Ou seja, entre as possibilidades, é esperado o conjunto T200 Hybrid, formado pelo motor 1.0 de três cilindros turbo, com 130 cv e 20,4 kgfm, associado a um sistema semi-híbrido de 12V.

Projeção da nova Fiat Strada de frente
Nova Fiat Strada [Divulgação]

Presença da Fiat Strada na Europa

Apesar do sucesso estrondoso no mercado brasileiro, a Fiat Strada ainda tem presença limitada na Europa. A nova geração surge com a missão de mudar esse cenário, incluindo vendas na Turquia e na África. Segundo François, em entrevista ao Auto Infos, e publicada pela Quatro Rodas, o utilitário está sendo desenvolvido para se tornar mais atraente fora do Brasil.

Diferentemente do Brasil e dos Estados Unidos, as caminhonetes não são tradicionalmente populares entre os europeus. No entanto, uma mudança de comportamento começa a se desenhar, especialmente após o início das vendas da Ram Rampage no Velho Continente.

Ram Rampage Rebel diesel cinza parada de frente
Ram Rampage Rebel diesel [Divulgação]

François ponderou que o foco técnico do desenvolvimento considera o mercado europeu, mas ressaltou que decisões sobre exportação ou eventual produção local ainda dependem de aval final, condicionado à viabilidade econômica e ao cumprimento das metas de emissões.

Seguindo a nova linguagem visual da Fiat, a próxima Strada (identificada internamente pelo código XBP), adotará linhas mais retas, inspiradas no Grande Panda. A expectativa é que o modelo ultrapasse os atuais 4,48 m de comprimento e 1,73 m de largura, o que deve beneficiar o espaço interno e a habitabilidade.

A chegada da nova geração da Fiat Strada ao mercado brasileiro está prevista para 2027, já como linha 2028. Antes disso, a marca lançará o novo Argo e já realiza testes com a próxima geração do SUV-cupê Fastback.

E você, quais são as suas expectativas para a próxima geração da Fiat Strada? Caso seja dono ou ex-proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar