O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), órgão chinês responsável pelo registro de patentes de automóveis, acabou revelando antes da hora o novo Nissan Sentra, onde é chamado de Sylphy na China. As imagens confirmam boa parte do visual que já havia sido flagrado em testes camuflados no Brasil, em Minas Gerais, indicando que a nova geração do sedã médio chegará quase idêntico à versão chinesa.
A dianteira traz a identidade V-Motion da Nissan, mas com novos elementos. Os faróis lembram o estilo adotado pelo BYD King, com filetes horizontais abaixo, barras de LED verticais e uma assinatura luminosa em forma de T.
Na traseira, as lanternas em LED se mostram interligadas por toda a tampa do porta-malas, criando um efeito contínuo. A própria tampa tem uma curvatura que funciona como um spoiler integrado.
Medidas atualizadas

O novo Sentra mede 4,65 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,44 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Em comparação com o modelo atual, cresceu 1 cm no comprimento, 1 cm na largura e 1 cm no entre-eixos, mas ficou 1 cm mais baixo. Pequenas diferenças que devem melhorar o espaço interno e a aerodinâmica.
O MIIT não revelou o interior, mas no Brasil o painel já foi registrado no INPI. As imagens mostram três telas digitais — uma para o painel de instrumentos, outra para a central multimídia e até uma terceira voltada para o passageiro, além de espaço para um possível head-up display (HUD).
Motorização

Na China, o Sentra continuará usando o 1.6 aspirado de 135 cv e 16 kgfm de torque. Mas a expectativa é que o modelo brasileiro adote o sistema híbrido e-Power, já comercializado no Sentra chinês, que combina motor a combustão apenas como gerador de energia e entrega 136 cv e 31 kgfm.
Nos EUA, a imprensa aposta em outra solução, um novo 1.5 turbo de 204 cv, o mesmo do Nissan Rogue, que pode ser usado em conjunto com câmbio CVT. Ainda existe a possibilidade de manter o 2.0 aspirado a gasolina de 151 cv e 20 kgfm de torque, já usado hoje no Brasil, mas aí é pedir para errar, já que esse propulsor está com o modelo desde 2009 por aqui.

É esperado que a nova geração do Sentra seja apresentado oficialmente ainda em 2025, com vendas previstas primeiro para China, EUA e México. O Brasil deve receber o sedã no início de 2026, pouco antes da renovação do Toyota Corolla, seu principal rival. Vale lembrar que o modelo já está na oitava geração na China.
Aqui no Brasil, o Sentra chegou ao Brasil em 2004, importado do México, e hoje ainda vem de lá. Tem números tímidos, já que em 2024 foram 6.022 emplacamentos, e raramente passa de 500 emplacamentos no mês. Atualmente o Sentra é oferecido em duas versões: Advance (R$ 174.490) e Exclusive (R$ 198.790).
O que você achou da nova geração do Nissan Sentra? Deixe seu comentário!



