A Ram confirmou nesta quarta-feira (13) que sua nova picape média se chamará Dakota, como confirmou o Auto+, retomando um nome bem famoso para o público brasileiro e que fez sucesso nos anos 1990 e 2000. A revelação aconteceu durante a apresentação da Dakota Nightfall Concept, em São Paulo (SP), conceito que antecipa o visual e as soluções da versão final que será bem parecida e lançada no fim deste ano na Argentina e no início de 2026 no Brasil.
O modelo será produzido na fábrica de Córdoba, na Argentina, o mesmo polo que já fabrica a Fiat Titano. A plataforma é a mesma da Titano e da Peugeot Landtrek, derivada da chinesa Changan Hunter, mas a Ram promete um visual próprio e acabamento mais refinado para se diferenciar das irmãs de projeto.
O presidente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, destacou que “a nova Ram Dakota será o segundo produto a sair do nosso hub de picapes em Córdoba. A marca é estratégica para a empresa no mundo e na região, capaz de oferecer as picapes mais luxuosas, potentes e robustas do mercado, perfeitas para o trabalho, para o lazer e também para o dia a dia”.
Nome forte foi escolhido

Juliano Machado, vice-presidente da Ram na América do Sul, reforçou que “não há um nome mais forte para representar a estreia da Ram em um segmento tão importante e competitivo. A excelência só vem com experiência, e só a Dakota carrega todo o legado e conhecimento da única marca exclusiva de picapes na América do Sul”.
A Dakota Nightfall Concept traz elementos que reforçam a identidade da Ram, como a grade frontal com o nome RAM bem no centro e filete iluminado por uma faixa de LED que conecta os faróis.

O capô da versão conceito possui entradas de ar e iluminação laranja, enquanto os para-choques são reforçados, guincho elétrico, ganchos de reboque, suspensão elevada da Fox, pneus off-road de 33 polegadas e rodas de 18” com beadlock. Na traseira, há estepe exposto no Santo Antônio com luzes adicionais de LED, além de lanternas e logotipo iluminados.
Sob o capô, a picape deve usar o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm já presente em outros modelos da Stellantis, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.

A cabine deve oferecer multimídia de grandes dimensões, ar-condicionado de duas zonas, bancos elétricos e pacote completo de assistentes de condução.
A nova Dakota chegará para disputar espaço com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, posicionando a Ram no segmento das médias com uma proposta que une robustez, tecnologia e o apelo de um nome histórico.
Você acha que a nova Dakota vai conseguir conquistar espaço entre as picapes médias no Brasil? Deixe seu comentário!




Sim