Ao vivo
Home » Novidades » Nova Ram híbrida é mais fraca do que a Stellantis prometeu

Novidades

Nova Ram híbrida é mais fraca do que a Stellantis prometeu

A caminhonete de alcance estendido Ramcharger oferecerá 663 cv e quase 85 kgfm, possibilitando rodar com eletricidade ou gasolina

2 min de leitura

Enfim, a caminhonete elétrica de alcance estendido Ram 1500 Ramcharger está próxima do lançamento e chegará com um poderio diferente do anunciado inicialmente. De acordo com as novas informações divulgadas pelo fabricante, o utilitário EREV (Extended-Range Electric Vehicle) agora oferecerá 663 cv ao invés dos 672 cv.

Essa redução na potência não interferiu na força disponível, afinal, o torque se manteve inalterado em 84,94 kgfm, permitindo acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 4,5 segundos, contra os 4,4 segundos anunciados anteriormente.

Apesar da leve alteração no desempenho, o carregamento rápido (DC) melhorou, passando de 145 kW para 175 kW. A marca afirma que os donos podem adicionar aproximadamente 80 quilômetros ao alcance em cerca de 10 minutos.

Esses são a maioria dos detalhes técnicos da caminhonete, que, aliás, vem equipada com uma bateria de 92 kWh (69,7 kWh úteis) e um propulsor V6 3.6 Pentastar a gasolina, que funciona como gerador. Essa configuração permitiu um alcance estimado de até 1.100 quilômetros.

Ramcharger prata em movimento na estrada
1500 Ramcharger [Divulgação]

Alcance e capacidades da caminhonete 1500 Ramcharger

A Ram declara que a caminhonete pode rodar até 233 km apenas no modo elétrico e, quando a bateria se esgota, a Ramcharger continua rodando a gasolina, com um consumo de 8,7 km/l, para alimentar os dois motores elétricos dianteiro e traseiro, responsáveis pela propulsão. A tração é 4×4.

Sustentada pela arquitetura STLA Frame, a caminhonete eletrificada tem uma capacidade de reboque de até 6.350 kg, enquanto a capacidade de carga útil é de 1.191 kg. Ou seja, está pronta para encarar o trabalho pesado, além de ser uma alternativa para quem deseja um veículo elétrico sem deixar de lado a praticidade de um modelo a combustão.

Ramcharger prata de traseira em movimento na estrada
Ramcharger chega com números diferentes e bateria de 92 kWh

Ao abrir a porta, o habitáculo exibe um quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, enquanto o conjunto de telas é complementado por um sistema multimídia de 12 ou 14,5 polegadas.

Anunciada pela primeira vez em novembro de 2023, a Ram 1500 Ramcharger chegará no segundo semestre deste ano, como um veículo ano/modelo 2026.

Interior da Ramcharger
1500 Ramcharger [Divulgação]

O que você acha das caminhonetes da Ram? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar