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De olho em potência

Novo Audi A5 estreia com quase o dobro de potência do BMW 320i, mas menos equipado 

Sedã chega mais caro que BMW 320i, porém mais em conta que o Mercedes Classe C e assume o lugar do antigo A4

8 min de leitura

A Audi estreou oficialmente no Brasil a nova geração do A5, que passa a ocupar o lugar do A4 na linha da marca. O sedã estreia por R$ 379.990 em versão única e com visual e motor totalmente renovado e chega com nova plataforma. O cupê tem previsão de chegar aos seus donos em setembro, e vem para rivalizar com o Mercedes-Benz classe C, de R$ 384.900, e o BMW 320i, que parte de R$ 346.950. 

O A5 é o primeiro carro a combustão da nova identidade visual da Audi e o segundo da nova geração da marca no Brasil, atrás apenas do Q6 e-tron, que abriu essa nova fase com foco em design mais limpo, plataformas atualizadas e interfaces digitais mais modernas. 

Além de ser uma continuação do antigo A5, o novo modelo substitui também o A4, que foi descontinuado globalmente na configuração a combustão. A mudança no nome é consequência de uma estratégia que a Audi ensaiou em 2023, separando os carros a combustão (com números ímpares) dos elétricos (com números pares). 

Audi A5 cinza estático
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

A ideia acabou sendo abandonada em 2025, após críticas de consumidores e concessionários. No fim, os elétricos da Audi vão ficar com o e-tron, enquanto os modelos a combustão continuam com o sufixo TFSI, e os híbridos assumem o nome TFSI e-hybrid. O A4, que seria reservado para um sedã elétrico menor, acabou ficando sem lugar claro na linha.

Design mais esportivo e menos conservador

O novo A5 rompe com o visual discreto do antigo A4 e mantém a proposta esportiva do A5, como um fastback. A carroceria tem linhas mais fluidas, com menos vincos marcados e superfícies mais limpas. Os faróis agora são mais afilados, com nova assinatura de LED, e a tradicional grade Singleframe ficou mais baixa e larga, do padrão colmeia.

Audi A5 cinza estático
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

De lado, o teto em arco e a traseira em queda suave dão a silhueta cupê. Uma das curiosidades é que, na teoria, o A5 não é considerado um sedã, já que ele tem o formato de cinco portas com tampa do porta-malas que inclui o vidro — o mesmo do antigo Sportback. Ou seja, está mais para um notchback. Apesar disso, a Audi chama ele de sedã, e é o que vale. 

Na traseira, as lanternas foram afinadas e agora são ligadas por uma barra iluminada. Outro detalhe que dá um ar mais moderno, são as maçanetas embutidas na carroceria, que também ajuda no coeficiente aerodinâmico. O modelo vendido no Brasil vem com rodas com visual mais esportivo, chamado de Audi Sport de 20 polegadas e pneus 245/35. 

Plataforma totalmente nova

O A5 2025 estreia a plataforma PPC (Premium Platform Combustion), que será usada em todos os próximos modelos a combustão da Audi. Essa base é mais rígida e preparada para diferentes tipos de motorização, como híbridos plug-in — mesmo que o modelo atual ainda não tenha eletrificação, no Brasil. No EUA e Europa, o Audi A5 chega com motorização híbrida-leve de 48 volts, que adiciona até 24 cv.

Audi A5 cinza estático
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

A suspensão segue independente nas quatro rodas, com braços duplos na dianteira e multilink atrás. O sistema foi refinado com novas molas e buchas. No entanto, lá fora há opcionais como amortecedores adaptativos. 

Vale lembrar que no Brasil não existe nenhum opcional para o novo A5. Esse carro também marca a transição da Audi rumo ao fim dos modelos a combustão. Ele substitui tanto o A4 sedã quanto a perua Avant.

Mais potência, por favor

Sob o capô, o novo A5 traz o conhecido motor 2.0 TFSI, mas com atualizações interessantes. Agora ele opera em ciclo Miller e, pela primeira vez, traz turbina de geometria variável, tecnologia rara em motores a gasolina. Essa combinação melhora a eficiência e a entrega de torque em baixa rotação.

Motor do Audi A5 por cima
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

No Brasil, o A5 chega com a versão mais potente de 272 cv e 40,8 kgfm de torque, sempre com tração integral quattro que prioriza 100% a dianteira e até 50% a traseira, quando necessário. Vale lembrar que na Europa, o modelo oferece versão de 204 cv e 32,6 kgfm de torque. O câmbio é dupla embreagem de sete marchas. Com isso, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com máxima limitada a 210 km/h.

Por comparação, BMW 320i oferece o motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm de torque que faz de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Já o Classe C 200 gera 204 cv e também 30,6 kgfm de torque. A opção C 300 oferece 258 cv e 40,8 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 7,3 e 6 segundos, respectivamente. 

Variante esportiva que não vêm (pelo menos por enquanto)

Lá fora, o A5 tem outras versões. A principal delas é o S5, com motor 3.0 V6 turbo de 367 cv e 55,6 kgfm. Esse modelo abandona o câmbio automático convencional e adota o mesmo S tronic de dupla embreagem. A tração é quattro, com diferencial esportivo e vetorização de torque. A Audi não confirmou sobre a vinda do S5 ao Brasil.

Cresceu e ficou mais espaçoso

O A5 2025 está maior em todas as dimensões. São 4,83 metros de comprimento, 2,09 m de largura (com espelhos) e 1,41 m de altura. O entre-eixos foi para 2,89 m — 7 cm a mais que o antigo A4 e A5. Na prática, isso se traduz em mais espaço para os passageiros no banco traseiro. Porém o porta-malas encolheu de 465 litros do A5 anterior para 417 litros de capacidade.

Porta-malas Audi A5
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

No meu caso, com o banco regulado para mim de 1,88 m de altura, e o banco do motorista regulado para mim, sobrou o dedo e meio de espaço entre meu joelho e o banco da frente. Não é o mais espaçoso, mas melhorou. Já minha cabeça não bateu no teto, mesmo com ele curvado. 

Interior está lindo, mas faltou algumas coisas

Por dentro, o novo A5 traz o cockpit mais moderno da Audi até agora. O painel é formado por duas grandes telas OLED, com o quadro de instrumentos de 11,9” e a central multimídia curva de 14,5”, voltada para o motorista com Apple Carplay e Android Auto sem fio. Lá fora, ainda há uma terceira tela opcional de 10,9” para o passageiro. 

Interior Audi A5 mostrando o volante e painel
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

O sistema MMI foi renovado e agora tem interface mais rápida, personalizável e com gráficos de altíssima definição. O head-up display também não é oferecido no modelo vendido no Brasil, nem como as câmeras 360° e a chave totalmente presencial — no caso, é preciso apertar o botão na maçaneta. 

A iluminação ambiente tem 30 opções de cor, e o teto solar traz a tecnologia eletrocrômica, que escurece os painéis de vidro em seis níveis de opacidade. Os bancos são em couro, com ajustes elétricos dianteiro e aquecimento (memória só para o motorista). O ar-condicionado é de três zonas e ainda oferece carregador de celular por indução. 

Interior Audi A5 mostrando o volante e painel
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

Entre os equipamentos de série, o A5 traz tampa do porta-malas elétrico, retrovisores com rebatimento elétricos e aquecimento, 10 alto-falantes de 180W (não é assinado), modos de condução Audi Drive Select e assistente de estacionamento. 

Segurança e assistentes

Em relação ao pacote de segurança, o novo A5 vem seis airbags, controle automático adaptativo com função stop & go, alerta de saída de faixa com centralização, frenagem de emergência com detecção de pedestres, assistente de ponto cego com frenagem autônoma em estacionamento e detector de fadiga. 

Audi A5
Audi A5 [Auto+/Luiz Forelli]

Um sistema de segurança que não chega no A5 nem como opcional é o pacote de faróis LED Matrix que ilumina de forma inteligente a via e se adapta às condições do ambiente e evitando o ofuscamento de outros motoristas. Esse opcional, por exemplo, custa R$ 8.500 a mais no Q3 Sportback, e no A3, vem equipado de série na versão Performance Black.

Muitas cores 

A Audi no Brasil oferece oito opções de cores. Entre elas estão o Branco Geleira, Branco Arkona, Preto Mito, Azul Horizonte, Azul Firmamento, Vermelho Granadina, Azul Ascari e Cinza Daytona. A montadora alemã não cobra preço sobre as pinturas metálicas ou perolizada. 

Linha A5 unificada 

A Audi decidiu unificar tudo sob o nome A5. Sem o A4, e o A5 assume o papel de sedã médio da marca. A perua Avant também entra na linha A5, assim como o esportivo S5. 

Gostou do novo Audi A5? Acredita que ele está melhor que seu antecessor? Deixe sua opinião nos comentários! 


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2 comentários em “Novo Audi A5 estreia com quase o dobro de potência do BMW 320i, mas menos equipado ”

  1. Ronaldo Gabriel MAFRA SCHAPPO

    Veículo foi depenado para caber no var inferior a bmw. Coisa horrorosa.

  2. Renato

    Menos equipado que o 320i em quê?
    Porque vocês chamam a atenção nas headlines e em nenhum momento comentam sobre o que faltou no carro!! Muito chato isso!
    Faróis de led matrix foi criticado, mas a BMW ou a C300 tem?? Nos poupem destas lambanças jornalísticas!

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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