A Audi apresentou a nova geração do Q3, agora em sua terceira geração, com mudanças importantes que vão além do design. Lançado em 2011, o SUV é um dos modelos mais populares da marca no mundo, e também no Brasil. A geração vendida por aqui desde 2019, já dava sinais de cansaço frente aos concorrentes mais modernos. Agora, a marca alemã apresenta um Q3 totalmente novo.
O novo Audi Q3 estreia na Europa com preços a partir de 44.600 euros (cerca de R$ 284.637). Ainda não há confirmação para o início das vendas no Brasil, mas a expectativa é que o modelo desembarque em nosso mercado, vindo da Hungria. Por enquanto, o Q3 segue à venda no país na geração anterior, com motor 2.0 TFSI e preços entre R$ 299.990 e R$ 359.990.
Novo visual, mesma proposta
O novo Q3 adota linhas mais retas e musculosas, seguindo a identidade visual estreada nos elétricos da linha e-tron da Audi. A dianteira chama atenção pela nova grade octogonal em preto brilhante e pelos faróis divididos, com o DRL em cima e a luz de iluminação na parte de baixo, com tecnologia Matrix LED e sistema micro-LED, inédita nesse segmento.


Esse sistema conta com 25.600 micro diodos que dão uma iluminação mais precisa, adaptativa e com funções conectadas aos assistentes de condução. Basta um sinal de curva ou alerta que o farol ajusta o facho automaticamente.
A traseira também traz lanternas OLED com animações configuráveis e até assinaturas diferentes. Há um filete em LED que é interligado de ponta a ponta, o que confere um visual ainda mais minimalista e elegante ao SUV premium.


Esse visual arrojado e futurista, fez o novo Q3 também ter uma melhora no seu coeficiente aerodinâmico, passando de 0,32 para 0,30. Outro destaque que ajuda na melhora são as rodas que variam de 17 polegadas até 20 polegadas nas configurações mais caras.
Interior mais tecnológico
Por dentro, o Audi Q3 evoluiu bastante. O painel agora é dominado pela chamada Digital Stage, com painel de instrumentos digital de 11,9” e uma central multimídia com tela de 12,8” que roda o sistema Android Automotive, com acesso a apps como YouTube diretamente pela tela, sem depender do celular.
Há ainda head-up display, comandos por voz com assistente virtual com IA e opção de som premium SONOS com 420 watts. O console foi redesenhado e agora conta com nova alavanca seletora de marchas no volante, o que ajuda a liberar mais espaço para porta-objetos e porta-copos na parte inferior, além de deixar mais limpo visualmente.

Já o acabamento interno oferece materiais reciclados e opções sustentáveis, com até nove pacotes diferentes de personalização. O porta-malas tem 488 litros na configuração padrão, que podem chegar a até 1.386 litros com os bancos rebatidos. A versatilidade do banco corrediço e encosto reclinável foram mantidos de série.
Motor e versões
Na Europa, o Audi Q3 estreia com motor 1.5 TFSI a gasolina, com sistema híbrido leve de 48V que gera 150 cv e 25,5 kgfm atrelado ao câmbio automatizado de sete marchas. A tração é dianteira. O ponto destaque deste propulsor é que dois de seus quatro cilindros podem ser desligados momentaneamente, quando a potência total não for necessária, o que reduz o consumo.

A configuração acima é o já conhecido 2.0 TFSI turbinado que agora produz 264 cv e 40,8 kgfm com tração integral Quattro. Vale lembrar que o modelo atual oferece 231 cv e 34,7 kgfm. O câmbio é automatizado de sete velocidades e não mais o automático de oito.
Outra novidade do novo Audi Q3 é sua nova motorização híbrida plug-in (PHEV) que oferece o motor 1.5 turbo que trabalha em conjunto com um motor elétrico dianteiro ligado a uma bateria de 19,7 kWh. No total, o SUV PHEV oferece 272 cv e 40,8 kgfm, com câmbio automático de seis velocidades. A autonomia elétrica segundo o ciclo europeu WLTP é de 119 km. No entanto, a tração é somente dianteira.

Em corrente contínua (DC), o Audi Q3 pode ser carregado até 50 Kw, o que faz a bateria ir de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Há ainda a versão diesel do Audi Q3 na Europa, com propulsor 2.0 TDI e tração dianteira.
Acha que o novo Q3 tem o que é preciso para continuar o sucesso da Audi entre os SUVs compactos premium?



