Lançado no ano passado na Europa e sem data para ser vendido no Brasil (se é que será), o novo Duster não foi bem no teste do Euro NCAP. O SUV compacto tirou apenas três estrelas, sendo um dos piores carros da recente rodada de testes. Em compensação, temos Mercedes-Benz Classe E e BMW X2, recentes lançamentos por aqui, com cinco estrelas.
Segundo o Euro NCAP, o Dacia Duster europeu não foi tão bem. Conforme relatório a proteção para ocupantes adultos foi de 70%, enquanto a de crianças foi avaliada em 84%. Além disso, o SUV romeno obteve 60% de proteção para pedestres e apenas 57% para assistências à condução, elementos que foram os que mais reduziram a nota total.
O modelo desenvolvido pela Renault teve 11,4 pontos de 16 para batida frontal e 12 pontos de 16 para impacto lateral, quando considerada a proteção para adultos. Só que um dos elementos que piorou sua nota foi a classificação para resgate e extradição de passageiros: 1,2 pontos de 4 no total.
![Dacia Duster [Euro NCAP]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/07/Dacia-Duster-Euro-NCAP-1320x792.webp)
Exemplos de proteção
Do outro lado, temos o BMW X2 e o Mercedes-Benz Classe E com notas bem altas. O sedã alemão em especial, pois recebeu o certificado Euro NCAP Advanced, que é como se fosse uma sexta estrela de proteção. As notas do Classe E são altas, com 92% de proteção para adultos, 90% para crianças, 84% para atropelamento e 87% para sistemas de auxílio à condução.
![BMW X2 [Euro NCAP]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/07/BMW-X2-Euro-NCAP-1320x792.webp)
Já o BMW X2 ficou com cinco estrelas padrão sem o certificado extra. O SUV cupê marcou 85% de proteção para adultos, 88% para crianças, 76% para atropelamento e 92% em auxílio à condução. Em proteção lateral, tanto o Classe E quanto o X2 gabaritaram o teste, Já o Mercedes ficou 0,8 ponto atrás da nota total para resgate e o BMW 2 pontos abaixo.

Você leva em consideração a nota do teste de impacto para comprar um carro? Conte nos comentários.

![Dacia Duster [Euro NCAP]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Dacia-Duster-Euro-NCAP-2-1320x792.webp)

Vamos ao que interessa: 70% de segurança para ocupante adulto e 84% de segurança ao ocupante infantil. São índices ruins? Não, longe disso.
Sobre teste de impacto ao pedestre, isso aí já abre uma enorme margem para outras coisas além do carro em si: alguém deixa de comprar um carro pela nota de atropelamento ao pedestre? A exigência de maior segurança é muito boa, mas ela contribui pro encarecimento do automóvel, que é o maior motivo de queixa do mercado consumidor atualmente. E comparar um Duster com Bmw X2 e Mercedes Classe E é algo fora de realidade. Direcionando a situação aqui para o Brasil, para a mídia, e até mesmo para o Latin NCap: se existe preocupação com segurança, e um carro que consegue 3 estrelas num crash test leva o título de ter "ido mal", eu vou usar qual termo a um Fiat Mobi? Qual termo uso para a maioria dos carros da frota brasileira (que está envelhecendo)? O que falar pra quem gostaria de ter um carro novo, mas não tem condições e anda com um carro sem nenhum airbag e sem freio abs? Que a pessoa precisa ter consciência em comprar um carro que precisa não só protegê-la bem, mas que em caso de atropelamento, que tenha um "atropelamento aceitável" a um pedestre?
Vemos uma exigência grande nos carros hoje em dia, em conseguir 5 estrelas num crash test.
Mas onde está essa mesma cobrança com os governos/prefeituras acerca da infraestrutura? Temos passarelas em todos os locais que precisam? Quantas estrelas a maioria das faixas de pedestre merecem? Estão bem pintadas, há balizadores, há iluminação pública boa? E nossas calçadas, há piso tátil, são largas, niveladas? Quantas estrelas merece a pavimentação da maioria de ruas/estradas? Quantas estrelas merece a sinalização viária? Ou será que isso tudo não influencia em nada numa situação de atropelamento?
Não adianta exigir 5 estrelas de segurança de um carro, se temos infraestrutura urbana padrão 1 estrela.