Até o fim desta década, a Hyundai vai revelar como ficou a terceira geração do Creta. O SUV compacto vai receber mudanças no visual e provavelmente na arquitetura. Aliás, ele vai ter a inédita versão híbrida disponibilizada. O projeto é batizado internamente de SX3 e está previsto para ser revelado em algum momento de 2027. E como fica o Brasil nessa história?
Quem revelou mais detalhes foi o portal Autocar Índia. Segundo apuração, a marca sul-coreana já está trabalhando na nova geração do SUV compacto. Além de ganhar novo visual, ele receberá uma versão híbrida. Desse modo, terá motores 1.5 a gasolina de 115 cv 100% a combustão, 1.5 a gasolina híbrido, 1.5 turbo a gasolina de 160 cv e 1.5 a diesel de 116 cv.
No entanto, ainda não está claro qual nível de hibridização ele terá. Vale lembrar que os modelos podem ser semi-híbridos (MHEV), híbridos convencionais (HEV) ou do tipo plug-in (PHEV). Essa nova versão híbrida do Hyundai Creta vai brigar diretamente com o Kia Seltos, seu primo e que terá a mesma tecnologia. A nova variante do SUV compacto sul-coreano virá para atender as rígidas normas de emissões de poluentes que o governo indiano está implementando ao longo dos anos.

E o Brasil?
E junto com a nova geração do Creta, é esperado que sua variante 100% elétrica, batizada de Creta Electric, também tenha mudanças. Contudo, pode se tratar de uma reestilização de meio de vida. Afinal de contas, o Creta movido a bateria foi apresentado há pouco tempo. Com essa atualização, é possível que o SUV traga mais itens de série, tanto de conforto quanto de lazer. Além disso, terá visual retocado e até alterações mecânicas.
A terceira geração do Hyundai Creta deve demorar mais algum tempo para dar o ar da graça. Mas, não há confirmação que ela chegue logo de cara ao mercado brasileiro. Por aqui, o SUV recebeu uma pesada reestilização no ano passado. Ele perdeu a cara de bagre e ficou mais refinado, tanto na parte externa quanto interna.

Por aqui, ele pode ter motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm de torque e mais câmbio automático de seis marchas ou o propulsor 1.6 turbo a gasolina. Este último só equipa a versão topo de linha Ultimate. Rende 193 cv e 27 kgfm e trabalha em união com câmbio automatizado de dupla embreagem. Hoje, seus preços variam de R$ 149.620 da variante Comfort e chegam em R$ 198.120 do Ultimate 1.6 TGDI.
Será que os brasileiros vão conhecer o Creta híbrido algum dia? Gosta do SUV compacto sul-coreano ou prefere algum rival dele? Conte nos comentários


