O Hyundai HB20 é um case de sucesso desde a estreia em 2012. Mas, para seguir contra os rivais do segmento e sustentar a competitividade, o compacto sul-coreano receberá uma nova geração totalmente remodelada. Afinal, mudar é preciso para seguir entre as preferências dos consumidores.
A nova linguagem do Hyundai HB20 exibirá mudanças visuais profundas, atualizações sob o capô e um salto em itens de conforto e segurança. Embora as unidades de teste rodem com camuflagem pesada, as imagens do leitor Bruno Goto revelam o que muda do lado de fora. Uma delas, está no capô redesenhado e para-choque em posição mais elevada, enquanto faróis e luzes de circulação diurna ficam mais dinâmicos.
Além disso, conforme já publicamos anteriormente, a câmera no para-brisa, entrega que o Hyundai HB20 oferecerá o controlador de velocidade adaptativo. Outra atualização está nas opções mais caras equipadas com freios a disco nas quatro rodas, mantendo os tambores apenas nas versões de entrada. A expectativa é que as luzes de direção finalmente deixem a porção inferior do para-choque.

Interior inspirado no i20 e eletrificação
A nova geração do Hyundai HB20 pode crescer nas dimensões e beneficiar o espaço interno para até cinco ocupantes. Por dentro, ele bebe da fonte do Hyundai i20 europeu ficando mais tecnológico. A cabine segue à tendência das telas: tanto o quadro de instrumentos quanto a multimídia mudam completamente, privilegiando a interatividade.
Sob o capô, deve seguir a cartilha atual. Hoje, as configurações mais baratas usam o motor 1.0 Kappa de 80 cv e câmbio manual de cinco marchas. Nas opções de topo, o propulsor 1.0 turbo de 120 cv segue aliado à transmissão automática de seis velocidades. A marca deve atualizar o conjunto para garantir fôlego extra e atender às novas normas de emissões.

A grande cartada reside na eletrificação. A Hyundai estuda adotar sistemas híbridos leves (MHEV) ou convencionais (HEV) para o HB20, aproveitando a tecnologia que já abastece o Kona e o Kia Stonic. A nova arquitetura global facilita essa transição, colocando o HB20 em pé de igualdade com os rivais que já flertam com baterias.
Lançamento do Hyundai HB20 para 2027
A Hyundai trabalha para que a nova geração do HB20 estreie até 2027, com revelação oficial prevista ainda para este ano. A produção segue centralizada na planta de Piracicaba, no interior de São Paulo.
No futuro próximo, o compacto dividirá o showroom com o inédito SUV de entrada da marca, o Bayon, posicionado abaixo do Creta. Além disso, essa movimentação, focada na alta demanda por utilitários, sinaliza o provável fim da linha para o sedan HB20S no mercado brasileiro.

E você, quais são as suas expectativas para o novo Hyundai HB20? Escreva nos comentários.


