Um novo capítulo vai iniciar na Smart com a confirmação da próxima geração do modelo ForTwo, o qual está em desenvolvimento e programado para o final do próximo ano. Além disso, também virá uma variante com carroceria de quatro portas, que aumentará a versatilidade trazendo de volta o espírito do modelo ForFour.
Dirk Adelmann, CEO da Smart Europa, compartilhou a informação durante o Salão de Munique (entre 9 e 12 de setembro de 2025), na Alemanha, dizendo que a novidade “precisa parecer um sucessor dos antigos ForTwo e ForFour”. Na visão do fabricante, há espaço na gama e os novos Smart vão compartilhar elementos básicos.
Ao contrário da linha atual, desenvolvida pela Geely, essa nova fase adotará uma nova plataforma feita em colaboração com a Mercedes-Benz no mercado europeu. A Smart vem tentando ter um novo ForTwo desde 2019, mas não havia um parceiro no desenvolvimento. “Sempre desejamos tornar o modelo viável, mas levamos cerca de três anos a mais do que o esperado”, comentou Adelmann.

Os outros planos da Smart
Embora sem mencionar nenhuma especificação, o executivo sugeriu uma configuração de motor elétrico duplo. Enquanto o Smart ForTwo tenha um posicionamento único, o ForFour será um competidor para Renault Twingo e a versão de produção do conceito VW D.Every1. A chegada de ambos os modelos é esperada para 2026.
Há também relatos sobre um possível sedan Smart 6. Atualmente, a marca oferece o smart#1 (a partir de 36.450 euros), smart#3 (parte de 39.950 euros) e smart#5 e (inicia em 47.400 euros). O esquema de nomes não é baseado no tamanho, mas, com os números pares reservados para carros comuns, enquanto os ímpares para utilitários esportivos.

Além de preparar os novos produtos, a Smart ainda está trabalhando nas atualizações dos crossovers 1 e 3. Aliás, no próximo ano, os modelos elétricos vão receber uma importante atualização de hardware, além de um facelift mais extenso em 2027.
O que você acha dos carros da Smart? Compartilhe sua opinião nos comentários!



