A Audi anunciou a pré-venda dos novos SQ5 e SQ5 Sportback. Ambos chegam às concessionárias brasileiras a partir de novembro deste ano e encerram a série de 13 lançamentos para 2025. O utilitário esportivo retorna ao mercado nacional após um hiato de cinco anos. Agora sustentado pela plataforma PPC (Plataforma Premium para veículos a combustão), eles custam R$ 624.990 (SQ5) e R$ 639.990 (SQ5 Sportback).
As dimensões da carroceria SUV são de 4,71 m de comprimento, 2,15 m de largura, 1,64 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. O SQ5 Sportback repete as medidas, mas com linhas mais esportivas. Já a capacidade do porta-malas é de 475 litros, podendo chegar a 1.446 litros com os bancos rebatidos no SUV; no Sportback, são 470 litros, ou 1.338 litros, respectivamente.
No visual, os dois modelos se destacam pelos elementos em alumínio fosco nas janelas e retrovisores, grandes entradas de ar no estilo RS, para-lamas traseiros largos, grade frontal Single Frame e o emblema da marca em 2D. Na traseira, aparecem quatro saídas de escape ovais, difusor em preto fosco e lanternas OLED de segunda geração, que oferecem diferentes opções de assinatura luminosa.

Interior e motor dos novos Audi SQ5 e SQ5 Sportback
O interior é composto por três telas: multimídia MMI Touch de 14,5 polegadas, com navegador integrado e comandos por voz, enquanto o quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit oferece 11,9 polegadas. Além delas, uma terceira tela de 10,9 polegadas é dedicada ao passageiro dianteiro.
A cabine ainda conta com teto solar panorâmico, 30 opções de iluminação ambiente personalizável e sistema de som Bang & Olufsen com 16 alto-falantes e 685 W de potência. O Head-Up Display de nova geração é maior e apresenta definição mais nítida, transmitindo no para-brisas informações importantes ao motorista, como a velocidade.

Sob o capô, o motor 3.0 V6 TFSI trabalha em conjunto com o câmbio S Tronic de sete marchas para entregar 367 cv entre 5.500 e 6.300 rpm, além de 56,08 kgfm de torque disponível entre 1.700 e 4.000 rpm. A tração integral Quattro com tecnologia Ultra utiliza embreagem multidisco, priorizando o eixo dianteiro, mas podendo transferir até 50% da força para o eixo traseiro.
Além disso, segundo o fabricante, o Audi SQ5 acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e alcança velocidade máxima de 250 km/h. Ambos possuem tanque de combustível com capacidade de 65 litros.
O que você achou do novo Audi SQ5? Prefere a carroceria SUV ou Sportback? Compartilhe sua opinião nos comentários!



