Home » Novidades » O plano mais estranho da Nissan pode ser justamente o que salva a marca

Novidades

Todo cuidado é pouco

O plano mais estranho da Nissan pode ser justamente o que salva a marca

Fabricante japonesa vive uma fase delicada e vê nos sedãs compactos um possível caminho para recuperar vendas 

3 min de leitura

A Nissan vive um dos momentos mais delicados da sua história recente e corre atrás do prejuízo. Qualquer passo, por menor que pareça, precisa ser calculado com extremo cuidado, pois uma decisão errada pode acabar com tudo de uma vez. Porém uma decisão fora da casinha pode sim salvar a marca. Um movimento curioso que a Nissan investiga é o retorno dos sedãs compactos em alta.

A Nissan divulgou uma pesquisa interna mostrando que os sedãs compactos, que no caso do Brasil é considerado o Versa, mas no EUA um sedã compacto é classificado com o Sentra, por exemplo, voltaram a ganhar popularidade e podem crescer já a partir de 2026. 

SUVs ainda dominam

É algo de uma certa forma esquisita, pois os SUVs seguem dominando o mercado global nos últimos anos e ninguém quer saber muito mais de sedãs, e nada indica que vão perder espaço tão cedo. 

Nissan Versa SR [Rafael Dea / Auto+]

Mesmo assim, segundo o levantamento da montadora, existe um novo público interessado em fugir dos SUVs — justamente os consumidores mais jovens. A lógica pesquisada nos Estados Unidos indica um ciclo antigo do mercado. 

Basicamente, os jovens não querem dirigir SUVs, porque os pais dirigem e automaticamente vira carro para pessoas mais velhas com famílias. E então a nova geração quer algo diferente e, segundo a Nissan, estão olhando para os sedãs compactos. Só que a principal força desse movimento não é estilo, e sim o preço.

O carro está caro

[Nissan Sentra Exclusive 2025 / Rafael Dea]

O carro novo ficou caro demais  não só no Brasil, no mundo todo e no caso dos EUA, a média de preço passa dos US$ 51 mil para um SUV (cerca de R$ 270 mil), 25% acima de cinco anos atrás. 

A Nissan diz que 40% dos jovens trabalhadores americanos vivem de salário em salário, sem margem para pagar caro em um SUV. O consumidor então está voltando a olhar para o básico.

Dentro desse cenário, a Nissan lança o novo Sentra 2026, apostando que ele pode ser exatamente o que muita gente está procurando. O modelo chega com design atualizado, interior bem acabado e uma lista de equipamentos que, no papel, entrega muito pelo que custa. 

A Nissan acredita que o Sentra 2026 pode atrair desde recém-formados até motoristas mais experientes que não querem mais SUV. A faixa de preço ajuda, pois o modelo é mais barato que rivais fortes como Honda Civic e Toyota Corolla.

E você, acha que o Nissan Sentra deixou de ser de tiozão e tem cara das pessoas mais jovens? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar