Ao vivo
Home » Novidades » O SP2 elétrico que a Volkswagen escondeu do mundo

Novidades

Resgate do passado!

O SP2 elétrico que a Volkswagen escondeu do mundo

A Volkswagen criou um conceito puramente elétrico inspirado no SP2, mas o esportivo jamais saiu da prancheta; confira

2 min de leitura

Quando falamos dos modelos clássicos da Volkswagen, sem dúvidas, o Fusca e a Kombi são os mais lembrados, seguidos pela Variant, Brasília, TL e pela família Gol, com Voyage, Saveiro e Parati. Só que outro clássico do fabricante habita o imaginário coletivo pelas linhas aerodinâmicas e à frente do seu tempo, embora o desempenho ficasse aquém do design: o SP1. Sua produção diminuta o tornou um dos carros mais raros da VW construídos em linha de produção.

Em 2017, a Volkswagen enfrentava o Dieselgate, escândalo de emissões que envolveu a marca e outros fabricantes acusados de fraudar testes de motores a diesel entre 2009 e 2015. À mesma época, um esboço empolgante surgia no centro de design: um carro esportivo totalmente elétrico. Os desenhos, até então inéditos, foram compartilhados no LinkedIn por Stepan Rehak, porta-voz de Design & Concept Cars da marca, conforme informações do Motor1.

Claramente, as linhas projetadas por Tibor Juhasz homenageiam o cupê esportivo SP2, produzido entre 1972 e 1975 — SP, uma abreviação de São Paulo, onde o modelo foi projetado e fabricado. A relação entre SP1 e SP2 estava no acabamento e na motorização: o SP1 usava um motor 1.6 de 65 cv e acabamento mais simples, enquanto o SP2 empregava um propulsor 1.7 de 75 cv.

Conceito da Volkswagen de lateral com linhas que homenageiam o modelo SP2
[Divulgação]

Um conceito esportivo elétrico que nunca saiu da prancheta

O cupê baixo e elétrico de 2017 nunca passou da prancheta. A Volkswagen tinha outros rumos a seguir, optando por modelos com maior apelo comercial, como os ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7. Vale lembrar que esse conceito não é o primeiro estudo emocional da marca. Outros exemplos são o roadster BlueSport de 2009, com motor central 2.0 TDI; o EcoRacer de 2005, também movido a diesel; e o XL Sport, de 2014, com motor V2 da Ducati Superleggera.

Com a proibição iminente das vendas de carros a combustão no mercado europeu, é improvável que a marca tire esse conceito da prancheta. Seria um carro de imagem — mas tudo indica que continuará apenas no nosso imaginário, como homenagem ao saudoso Volkswagen SP2.

carros
Volkswagen SP2 [divulgação]

O que você da Volkswagen ter um carro de produção em homenagem ao SP2? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

0 comentário em “O SP2 elétrico que a Volkswagen escondeu do mundo”

  1. Antônio Rubens

    Que pena muito lindo eu compraria com certeza

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar