Quando falamos dos modelos clássicos da Volkswagen, sem dúvidas, o Fusca e a Kombi são os mais lembrados, seguidos pela Variant, Brasília, TL e pela família Gol, com Voyage, Saveiro e Parati. Só que outro clássico do fabricante habita o imaginário coletivo pelas linhas aerodinâmicas e à frente do seu tempo, embora o desempenho ficasse aquém do design: o SP1. Sua produção diminuta o tornou um dos carros mais raros da VW construídos em linha de produção.
Em 2017, a Volkswagen enfrentava o Dieselgate, escândalo de emissões que envolveu a marca e outros fabricantes acusados de fraudar testes de motores a diesel entre 2009 e 2015. À mesma época, um esboço empolgante surgia no centro de design: um carro esportivo totalmente elétrico. Os desenhos, até então inéditos, foram compartilhados no LinkedIn por Stepan Rehak, porta-voz de Design & Concept Cars da marca, conforme informações do Motor1.
Claramente, as linhas projetadas por Tibor Juhasz homenageiam o cupê esportivo SP2, produzido entre 1972 e 1975 — SP, uma abreviação de São Paulo, onde o modelo foi projetado e fabricado. A relação entre SP1 e SP2 estava no acabamento e na motorização: o SP1 usava um motor 1.6 de 65 cv e acabamento mais simples, enquanto o SP2 empregava um propulsor 1.7 de 75 cv.

Um conceito esportivo elétrico que nunca saiu da prancheta
O cupê baixo e elétrico de 2017 nunca passou da prancheta. A Volkswagen tinha outros rumos a seguir, optando por modelos com maior apelo comercial, como os ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7. Vale lembrar que esse conceito não é o primeiro estudo emocional da marca. Outros exemplos são o roadster BlueSport de 2009, com motor central 2.0 TDI; o EcoRacer de 2005, também movido a diesel; e o XL Sport, de 2014, com motor V2 da Ducati Superleggera.
Com a proibição iminente das vendas de carros a combustão no mercado europeu, é improvável que a marca tire esse conceito da prancheta. Seria um carro de imagem — mas tudo indica que continuará apenas no nosso imaginário, como homenagem ao saudoso Volkswagen SP2.

O que você da Volkswagen ter um carro de produção em homenagem ao SP2? Compartilhe sua opinião nos comentários!




Que pena muito lindo eu compraria com certeza