A Omoda confirmou planos para lançar no Brasil um SUV compacto inédito, que será posicionado abaixo do Omoda 5 e competirá diretamente com Renault Kardian, Fiat Pulse, Fastback e os Volkswagen Tera e Nivus. Chamado de Omoda 3, o modelo deve estrear em 2027, com preço estimado entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, sempre em configuração híbrida-flex.
Durante o Automotive Business Experience (ABX) 2025, evento que é considerado o maior encontro de negócios do setor automotivo no Brasil, o diretor de desenvolvimento de rede e estratégia da Omoda, Felipe Amaral, revelou que o SUV utilizará um motor 1.0 turbo de três cilindros com cerca de 130 cv.
O executivo confirmou que o propulsor será projetado para atender às exigências de eficiência energética e às vantagens tributárias do mercado brasileiro. A fabricação local é prioridade para a marca, tanto do futuro Omoda 3 quanto de outros modelos como o 5 e o Jaecoo 7.

Segundo apuração do Autoesporte, esse conjunto motriz não terá relação com o 1.0 turbo flex do Caoa Chery Tiggo 3X, que acumulou algumas críticas por falhas de funcionamento, dificuldade de partida e vibrações excessivas.
A nova mecânica é inédita e desenvolvida para o mercado nacional dentro dos critérios do programa Mover, que concede incentivos fiscais a modelos mais limpos e eficientes.
Produção no Brasil

A Omoda avalia diferentes locais para montar sua operação no país, como o complexo de Nova Horizonte (CE), a fábrica da Caoa em Jacareí (SP) e até a antiga planta da Toyota em Indaiatuba (SP), hoje concentrada em Sorocaba.
O formato de produção deve seguir o sistema CKD (Completely Knock-Down), no qual os veículos chegam desmontados e são montados em território nacional, reduzindo a alíquota do IPI para motores 1.0 e oferecendo preços mais competitivos.
Visual do protótipo


Apresentado na China como C3, e chamado aqui como Omoda 3 adota um design futurista e arrojado. Os faróis são afilados e conectados por uma frente mais bicuda, com para-choque dianteiro e tarseiro exibindo um desenho robusto.
Nas laterais, chamam atenção as maçanetas embutidas, enquanto a traseira traz semelhanças com a linha Jaecoo, especialmente o SUV médio Jaecoo 7. O interior ainda não foi revelado, já que o modelo segue em estágio conceitual.
Omoda e Jaecoo no Brasil

No mercado brasileiro, a Omoda já comercializa o 5 EV, enquanto o 5 híbrido chega em breve. A Jaecoo, por sua vez, já oferece o Jaecoo 7, um SUV médio híbrido plug-in de 339 cv.
Acha que um SUV compacto híbrido flex de R$ 150 mil pode balançar o mercado de Pulse, Kardian, Tera e companhia? Deixe sua opinião nos comentários!



