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Omoda vai lançar SUV compacto no Brasil com motor 1.0 híbrido para brigar com Pulse e Nivus

Novo modelo terá motor 1.0 turbo com cerca de 130 cv desenvolvido para o mercado brasileiro e deve ser produzido localmente a partir de 2027

3 min de leitura

A Omoda confirmou planos para lançar no Brasil um SUV compacto inédito, que será posicionado abaixo do Omoda 5 e competirá diretamente com Renault Kardian, Fiat Pulse, Fastback e os Volkswagen Tera e Nivus. Chamado de Omoda 3, o modelo deve estrear em 2027, com preço estimado entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, sempre em configuração híbrida-flex.

Durante o Automotive Business Experience (ABX) 2025, evento que é considerado o maior encontro de negócios do setor automotivo no Brasil, o diretor de desenvolvimento de rede e estratégia da Omoda, Felipe Amaral, revelou que o SUV utilizará um motor 1.0 turbo de três cilindros com cerca de 130 cv.

O executivo confirmou que o propulsor será projetado para atender às exigências de eficiência energética e às vantagens tributárias do mercado brasileiro. A fabricação local é prioridade para a marca, tanto do futuro Omoda 3 quanto de outros modelos como o 5 e o Jaecoo 7.

Omoda 3 azul de traseira
Omoda 3 [reprodução]

Segundo apuração do Autoesporte, esse conjunto motriz não terá relação com o 1.0 turbo flex do Caoa Chery Tiggo 3X, que acumulou algumas críticas por falhas de funcionamento, dificuldade de partida e vibrações excessivas. 

A nova mecânica é inédita e desenvolvida para o mercado nacional dentro dos critérios do programa Mover, que concede incentivos fiscais a modelos mais limpos e eficientes.

Produção no Brasil

Fábrica da Chery em Jacareí (divulgação)

A Omoda avalia diferentes locais para montar sua operação no país, como o complexo de Nova Horizonte (CE), a fábrica da Caoa em Jacareí (SP) e até a antiga planta da Toyota em Indaiatuba (SP), hoje concentrada em Sorocaba. 

O formato de produção deve seguir o sistema CKD (Completely Knock-Down), no qual os veículos chegam desmontados e são montados em território nacional, reduzindo a alíquota do IPI para motores 1.0 e oferecendo preços mais competitivos.

Visual do protótipo

Apresentado na China como C3, e chamado aqui como Omoda 3 adota um design futurista e arrojado. Os faróis são afilados e conectados por uma frente mais bicuda, com para-choque dianteiro e tarseiro exibindo um desenho robusto. 

Nas laterais, chamam atenção as maçanetas embutidas, enquanto a traseira traz semelhanças com a linha Jaecoo, especialmente o SUV médio Jaecoo 7. O interior ainda não foi revelado, já que o modelo segue em estágio conceitual.

Omoda e Jaecoo no Brasil

No mercado brasileiro, a Omoda já comercializa o 5 EV, enquanto o 5 híbrido chega em breve. A Jaecoo, por sua vez, já oferece o Jaecoo 7, um SUV médio híbrido plug-in de 339 cv.

Acha que um SUV compacto híbrido flex de R$ 150 mil pode balançar o mercado de Pulse, Kardian, Tera e companhia? Deixe sua opinião nos comentários!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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