Home » Novidades » Peugeot vai usar o passado para desenhar o futuro do 208 

Novidades

208 com gosto de 205

Peugeot vai usar o passado para desenhar o futuro do 208 

Enquanto o primeiro Peugeot 208 se inspirou no 206, a nova geração do hatch compacto vai mais ainda para o passado

3 min de leitura

Já reparou que os carros estão voltando a ficar quadrados e que os anos 1980 estão na moda novamente? Essa tendência é vista muito frequentemente em SUVs e carros elétricos, mas a próxima geração do Peugeot 208 também aponta para esse lado. Ao menos é o que indica o conceito Polygon apresentado pela Stellantis.

Apesar de ser um carro conceitual com todos os exageros típicos de um modelo que não vai para as concessionárias, o Peugeot Polygon é um claro norte do que teremos como terceira geração do Peugeot 208. Claro que as portas asa-de-gaivota e o interior exótico serão mudados para o modelo de produção.

Contudo, o estilo inspirado no Peugeot 205 é o que norteará o próximo compacto. É uma inversão de tendência, visto que o primeiro 208 e até o modelo atual bebem da fonte do clássico cultuado 206. Com isso, adeus linhas redondas e fluidas, olá cantos chanfrados e proporções mais quadradas.

Peugeot Polygon 208 2027 [divulgação]
Peugeot Polygon [divulgação]

205, o retorno

Um dos pontos mais marcantes é que a dianteira trocará os LEDs estilo garra de leão por frisos horizontais que imitam os bigodes felinos. Os Peugeot de geração 5 e alguns modelos da geração 6 contavam com esse elemento mais horizontalizado. Só que agora os teremos por LEDs. O sorriso da grade frontal do atual 208 foi reinterpretado por um vinco no para-choque.

A traseira tem lanternas interligadas por uma placa preta com frisos horizontais de maneira idêntica ao 205. Além disso, o para-choque é bem bojudo e alto, dando um certo músculo ao modelo. Na coluna C, dois elementos em formato de pílula evocam diretamente ao pai do 206.

O que mais impressiona é o interior e que mostra como será a próxima geração do sistema i-Cockpit da Peugeot. Ao que tudo indica, a marca manterá o uso de volante pequeno e achatado, mas ele ganhará formato quadrado. O painel de instrumentos pode deixar de existir em favor de um head-up display em todos os carros.

Quando chega?

A produção da nova geração do Peugeot 208 deve começar em 2027 ou 2028. O modelo manterá a plataforma CMP / STLA Small, a mesma da atual geração e que também dará vida ao novo Fiat Uno no Brasil. Por aqui, ele deve ser vendido tal qual o modelo atual: sempre com motores 1.0 em versões aspirada, turbo e turbo semi-híbrida.

Peugeot Polygon 208 2027 [divulgação]
Peugeot Polygon [divulgação]

Você gostou do estilo do novo Peugeot 208? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar