De olho na infraestrutura, a Porsche anunciou parceria com a empresa GreenV e terá 104 carregadores ultrarrápidos para carros elétricos no Brasil até 2028. Batizado de Highway Charging 3.0, o projeto será dividido em fases e tem investimento avaliado em R$ 70 milhões. Segundo o fabricante, 66 novos carregadores DC de 150 kW serão instalados em pontos estratégicos das rodovias brasileiras.
Peter Vogel, CEO da montadora para o Brasil, contou que o fabricante acredita na eletrificação e espera que este projeto faça com que as vendas de veículos eletrificados tenham um considerável acréscimo em solo brasileiro. Leandro Giacon, diretor brasileiro de desenvolvimento de negócios da marca, revelou que a montadora dona do Macan Electric fez uma pesquisa deste tema.
Os entrevistados pontuaram que a falta de infraestrutura de recarga nas rodovias espalhadas pelo Brasil era um fator decisivo no ato de compra. Para se ter uma ideia, o fabricante mostrou em evento especial uma conta realizada por especialistas. Segundo as análises, o Brasil tem hoje um carregador para 19 carros eletrificados. Além disso, a Porsche pontuou que o país tem cerca de 2,4 mil carregadores ultrarrápidos espalhados.

Evitar confusão
Isso fez com que a marca criasse o projeto Highway Charging 3.0. Sua meta é oferecer carregadores DC em todo o país. Os eletropostos contarão com dois pluges, sendo um exclusivo para carros da marca alemã e outro que poderá carregar veículos de outros fabricantes. Para desbloquear e usar o conector, a fabricante ainda criou um aplicativo, o Porsche Recharge app.
Este aplicativo pode mostrar a fila de espera. Desse modo, os motoristas podem se organizar, assim como ver os condutores que reservaram uma hora específica para sua recarga. A GreenV é aliada da Porsche desde 2018 e será responsável pela implementação, gestão, manutenção e hubs de recarga. Os eletropostos poderão ainda ter uma espécie de loja de conveniência próxima, aumentando a comodidade dos usuários.

Sobre valores, a montadora revelou que quem for cliente da marca, pagará cerca de R$ 2,90 por cada kW. Já os carros de outras marcas pagarão aproximadamente R$ 3,20 por kW. A taxa de desbloqueio da recarga é de R$ 5,00 e haverá taxa de ociosidade e com tolerância de 15 minutos. As estações de recarga deverão ter 100 km de distância entre elas.
A fim de evitar problemas, a vaga especial para carros da Porsche contará com um plug específico e que os demais modelos não podem ser conectados. O primeiro ponto de recarga deste projeto já foi inaugurado e está localizado no restaurante A Quinta do Marquês, no km 57 da rodovia Presidente Castello Branco, em São Paulo.
Como será o futuro?
Com este projeto em andamento, a Porsche já investiu cerca de R$ 167 milhões em infraestrutura para carros elétricos e se tornará o fabricante com maior número de estações de recarga. Ela oferece pontos de carregamento em suas concessionárias e até em residências.
A marca aproveitou o evento de anúncio para contar um pouco de como será seu futuro. Um dos seus executivos pontuou, que, mesmo com a demanda por veículos elétricos alta recentemente, o fabricante prefere não ser incisivo. Desse modo, ele terá um plano flexível e contará tanto com modelos elétricos, híbridos e a combustão.

Você tem um carro elétrico e passou por algum problema na hora da recarga? Conte nos comentários!


