Ao vivo
Home » Novidades » Porsche Cayenne EV chega neste ano antes do Boxster e Cayman elétricos

Novidades

Porsche Cayenne EV chega neste ano antes do Boxster e Cayman elétricos

O Porsche Cayenne elétrico chegará ainda neste ano e ganhará as ruas antes do Boxster e do Cayman livre de emissões

3 min de leitura

Há dois anos, a Porsche anunciava o Cayenne elétrico. De lá pra cá, o fabricante de Stuttgart expandiu sua linha com o lançamento do Macan EV. Agora, chegou a vez do maior SUV da marca ganhar uma versão totalmente livre de emissões.

Durante uma conferência, Oliver Blume, CEO da Porsche, confirmou que o Cayenne totalmente elétrico será lançado ainda este ano. No entanto, as versões a combustão continuarão em linha. A produção do modelo elétrico ocorrerá na fábrica de Bratislava, na Eslováquia, onde o Cayenne a combustão já é fabricado.

Segundo informações do site Motor1.com, as versões a combustão e elétrica do Porsche Cayenne irão coexistir por um longo período. Contudo, essa estratégia é diferente da aplicada ao Macan, que deixará de ser produzido a combustão no próximo ano. Mesmo assim, a variante 100% elétrica continuará à venda mantendo o nome vivo.

Porsche Macan EV Turbo [divulgação]
Porsche Macan EV Turbo [Divulgação]

O Macan tradicional não é mais comercializado no mercado europeu, mas ainda assim há rumores de que as versões movidas a gasolina não vão acabar. A Porsche considera lançar um utilitário esportivo inédito a combustão interna, enquanto o Cayenne continuará em linha até a década de 2030, incluindo até versões com motor V8.

Porsche Cayenne elétrico chega antes do Boxster e Cayman

A Porsche optou por priorizar o Cayenne EV, enquanto os novos Boxster e Cayman elétricos virão na sequência. De acordo com o porta-voz da marca, Stefan Mayr-Uhlmann, o lançamento dos esportivos segue previsto para meados da década e não houve adiamento.

No entanto, Mayr-Uhlmann confirmou que a ordem de lançamento foi alterada, com o Cayenne EV chegando antes da nova geração do Boxster/Cayman. Além disso, a marca já trabalha em um SUV elétrico de três fileiras de bancos, que será feito na fábrica de Leipzig, na Alemanha. O modelo ainda não tem data de lançamento definida.

Roadster Porsche 718 Boxster GTS verde andando na estrada
Porsche 718 Boxster GTS (Divulgação)

Enquanto isso, a Porsche continuará oferecendo modelos a combustão, híbridos plug-in e elétricos em paralelo até pelo menos a década de 2030.

O que você acha da estratégia da Porsche de apostar em modelos totalmente elétricos? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar