Home » Novidades » Porsche confirma estudo de novo SUV a combustão para complementar o Macan elétrico

Novidades

Ops, um passo para trás

Porsche confirma estudo de novo SUV a combustão para complementar o Macan elétrico

Modelo será vendido com outro nome e terá motores a combustão e híbridos leves, compartilhando base com o novo Audi Q5 e A5

3 min de leitura

Mesmo com a forte aposta nos elétricos, a Porsche decidiu ampliar sua estratégia e confirmou que estuda lançar um novo SUV a combustão até 2028. O modelo será totalmente novo, com outro nome, e atuará no mesmo segmento do Macan, que seguirá como um SUV exclusivamente elétrico no mundo todo.

O anúncio foi feito pelo CEO da marca, Oliver Blume, durante a apresentação dos resultados financeiros do primeiro semestre de 2025. Segundo ele, o novo modelo seria um “SUV bem típico da Porsche”, com perfil esportivo e porte semelhante ao do Macan original, mas com outro nome. A marca decidiu deixar o nome Macan exclusivamente para a nova geração elétrica, lançada em 2024 sobre a plataforma PPE.

A confirmação de criar um novo SUV a gasolina é algo pragmático: as vendas de carros elétricos estão abaixo do esperado e ainda há forte demanda global por modelos com motor a combustão ou sistemas híbridos. A Porsche, então, confirmou o estudo de fazer o projeto de um novo utilitário justamente com essas características.

Plataforma conhecida do grupo

Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]
Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]

Para não perder tempo, a Porsche pode aproveitar a nova plataforma PPC (Premium Platform Combustion) do Grupo Volkswagen, a mesma do Audi A5, já vendido no Brasil, e que estreou no novo Audi Q5. Ela suporta motores 2.0 turbo, V6 com sistema micro-híbrido de 48V, além de versões híbridas plug-in em alguns mercados. 

No caso do Porsche, o foco será em versões com pegada mais esportiva e motorização a gasolina — sem diesel, que foi abandonado pela marca desde 2018.

A base PPC é uma evolução da antiga MLB, usada no Macan atual, o que deve ajudar ainda mais no desenvolvimento. A Porsche disse que o novo SUV pode aproveitar sinergias do grupo, o que indica uso de componentes já prontos. Mesmo assim, o design seria exclusivo, com visual que deve seguir a identidade da marca.

Nesse cenário, o SUV teria tamanho parecido com o Macan atual e continuará disputando o mesmo segmento premium de SUVs médios esportivos. Porém, com o fim da produção do Macan original previsto para 2026, haverá um intervalo de quase dois anos para que o novo SUV chegue às ruas em 2028.

Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]
Porsche Macan GTS [Auto+ / João Brigato]

A Porsche não confirma que o novo SUV seja sucessor do Macan, mas que atue ao lado da nova geração que será somente elétrica. A realidade do mercado bateu na porta e mostrou que há muita demanda ainda por motores a combustão.

Você acredita que a Porsche está certa de manter os modelos a combustão por mais tempo? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar