Home » Novidades » Porsche prepara o adeus do Macan a combustão para dar lugar à versão elétrica

Novidades

Tchau, foi um prazer!

Porsche prepara o adeus do Macan a combustão para dar lugar à versão elétrica

SUV a combustão já saiu de linha em 2024 na Alemanha devido às novas regras e se prepara para se despedir globalmente em meados de 2026

4 min de leitura

A Porsche vem passando por uma grande transição global para cada vez mais eletrificação e menos motores a combustão. A linha 718, por exemplo, se despede agora em 2025 para dar lugar à nova geração elétrica. E o próximo da fila é o Macan, que vai deixar de ser produzido para finalizar uma trajetória que começou há mais de uma década. 

De acordo com a divulgação do Motor1.com, o CFO da Porsche, Jochen Breckner, comentou na conferência de resultados do terceiro trimestre da marca que os últimos exemplares do Macan a gasolina deixarão a linha de montagem até meados de 2026. Em alguns mercados fora da Europa, estoques remanescentes até podem ter alguns exemplares, mas a produção será oficialmente encerrada.

O fim da versão a combustão acontece por uma série de motivos, porém o principal é devido a regulação de cibersegurança (GSR2), que exige todas as fabricantes de automóveis implementem um Sistema de Gestão de Cibersegurança para identificar, avaliar e mitigar riscos cibernéticos durante todo o ciclo de vida do veículo. 

Porsche Macan GTS 2022 [divulgação]
Porsche Macan GTS [divulgação]

No caso do Macan, a Porsche entendeu que não seria economicamente viável adaptar-se às novas normas. Essa exigência entrou em vigor em julho de 2024. Outra questão é que o Macan fora da Europa estava ainda com boas vendas, mas a Porsche já vinha preparando o terreno para o Macan elétrico.

E os números do Macan elétrico são positivos para a marca. Em 2025, quase 60% das vendas do Macan já são da opção a bateria, que superou o modelo a gasolina. Foram 64.783 unidades entregues globalmente. Destes, 36.250 unidades eram os modelos elétricos, enquanto 28.533 emplacamentos com motor a combustão foram entregues, grande maioria fora da União Europeia. Ou seja, um indicativo que a estratégia deu certo.

História de sucesso

Porsche Macan (divulgação)

O Macan foi lançado em 2014 e rapidamente virou um dos pilares da Porsche no mundo, acumulando cerca de 1 milhão de unidades produzidas em 12 anos. Só em 2023, mesmo perto do fim do ciclo, o SUV foi o segundo carro mais vendido da marca, com 87.355 unidades, perdendo apenas para o Cayenne.

Mas as regras mudaram e a Porsche teve que se adaptar. A Marca de Stuttgart precisou tirar o Macan a gasolina da Europa em 2024 por não atender às novas exigências, porém fora da Europa as vendas continuam, como é o caso do Brasil, onde o SUV parte de R$ 530.000.

Porsche Macan EV Turbo [divulgação]
Porsche Macan EV Turbo [divulgação]

O Macan elétrico, por sua vez, que é vendido no Brasil desde novembro de 2024 e começa em R$ 700.000, é construído sobre a nova plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida junto com a Audi. Mesmo assim, a Porsche percebeu que ainda existe um público fiel que quer um SUV a combustão e mais acessível que o Cayenne, todavia com o mesmo DNA de esportividade.

E é aí que entra o plano para o novo SUV a gasolina e híbrido, que poderá ser lançado em torno de 2028. A fabricante ainda estuda lançar um sucessor espiritual do modelo, mas sem o nome Macan. 

Porsche Macan EV Turbo [divulgação]
Porsche Macan EV Turbo [divulgação]

Para isso, a Porsche pode aproveitar a sinergia com o Grupo Volkswagen e utilizar a plataforma Premium Platform Combustion (PPC), a mesma base do novo Audi Q5 e A5.

Mas para não assustar seus consumidores fieis, a Porsche não vai matar todos os modelos a combustão, e nem é o que ela quer. Além de um provável sucessor do Macan, a Porsche vai manter o Panamera, Cayenne e o lendário 911 com versões a combustão e híbridas, pelo menos até o final da década. 

Porsche Cayenne Turbo GT [Foto: Divulgação]

A ideia é ter rentabilidade nos principais mercados e adaptar a linha de acordo com as demandas locais e as regras de emissões. Ainda assim, a Porsche terá um vazio de cerca de dois anos entre o fim do Macan atual e a provável chegada do novo SUV. 

E você, acha que a Porsche vai conseguir deixar o mesmo prestígio com seus SUVs elétricos? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar