A Porsche revelou o novo carro de corrida da Porsche Cup 2026, que chega com melhorias técnicas e principalmente uma grande novidade que é o uso exclusivo de eFuel, combustível sintético feito a partir de fontes renováveis. O modelo será usado na temporada de 2026 da Porsche Mobil 1 Supercup e em outras competições da Carrera Cup.
Baseado na reestilização da geração 992 (a mesma do 911 de rua), o novo carro foi desenvolvido desde janeiro de 2024 e terá produção iniciada no segundo semestre de 2025, na sede da marca em Zuffenhausen, na Alemanha.
A Porsche promete melhorias na aerodinâmica dianteira, nos freios, na eletrônica embarcada, no câmbio e no comportamento geral do carro. Todo o desenvolvimento do modelo teve testes feitos em pistas como Monza (Itália), Lausitzring (Alemanha) e no circuito de testes da própria marca, em Weissach.

“Já estamos em um nível de performance muito alto com o atual GT3 Cup. Por isso, conseguimos focar no feedback das copas monomarca ao redor do mundo e refinar o carro em diversos aspectos”, disse Jan Feldmann, gerente de projeto da divisão GT da Porsche Motorsport.
Nada de gasolina comum, só eFuel
O novo carro não foi testado com gasolina convencional. Todo o desenvolvimento foi feito utilizando exclusivamente um combustível sintético renovável, o mesmo usado na Porsche Mobil 1 Supercup de 2025.

Diferente da gasolina comum, que vem do petróleo, esse tipo de combustível é produzido a partir de matéria-prima renovável, como resíduos orgânicos, biomassa e até CO2 capturado da atmosfera.
Ou seja, ele é feito a partir de restos de plantas e alimentos que sobram em lavouras e indústria, como bagaço de cana-de-açúcar, palha de milho, casca de arroz ou resto de madeira. Tudo isso pode virar etanol — o mesmo tipo de álcool que usamos no Brasil, mas com resíduos ou sobras —, metanol ou gás dependendo do processo químico. Esse etanol entra para aumentar a octanagem e deixar o combustível mais eficiente.

A ideia é fazer um combustível que não dependa do petróleo, que leva milhões de anos para se formar, e que emita muito menos gás carbônico ao longo de todo o processo, do início da produção até o uso no carro.
Enquanto o combustível fóssil emite CO2 que estava preso há milhões de anos no subsolo, o eFuel usa CO2 que já está no ciclo natural, o que pode ajudar a zerar ou ao menos reduzir bastante as emissões.

Além disso, segundo a Porsche, esse combustível é voltado para os motores boxer da marca, mas os aprendizados que foram ganhos na pista podem futuramente chegar aos carros de rua — para amantes do motor a combustão, isso pode ser uma luz no fim do túnel. A montadora já deixou disse que não irá abandonar os motores a gasolina tão cedo.
Produção no Chile
O combustível utilizado no novo Porsche Cup é produzido pela empresa HIF, no projeto-piloto Haru Oni, no sul do Chile. Por lá, toda a energia elétrica usada no processo vem de fontes 100% renováveis, principalmente energia eólica.

Além disso, as emissões de CO2 que ocorrem inevitavelmente no transporte são compensadas com créditos de carbono de usinas renováveis da América do Sul.
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