Ao vivo
Home » Novidades » Porsche tira carro de Le Mans para virar uma versão de rua

Novidades

Do autódromo para o asfalto urbano!

Porsche tira carro de Le Mans para virar uma versão de rua

A Porsche repetiu um feito de 50 anos atrás, ao transformar um carro de corrida em uma versão homologada para as ruas

3 min de leitura

A edição das 24 Horas de Le Mans deste ano é o palco da apresentação de um dos projetos mais icônicos da Porsche nos últimos tempos: o 963 RSP, um modelo de produção única, homologado para uso nas ruas, porém, não destinado à comercialização.

O 963 RSP é uma versão adaptada do carro de corrida que disputará uma das provas mais prestigiadas do automobilismo mundial entre os dias 14 e 15 de junho. O modelo presta homenagem ao lendário Porsche 917, que há 50 anos foi transformado em um carro de rua.

Você deve estar se perguntando o que significa a sigla RSP, não é mesmo? Ela faz referência a Roger Searle Penske, ex-piloto profissional, atualmente com 88 anos, e famoso por ser proprietário do Team Penske e do Indianapolis Motor Speedway.

O 963 RSP é fruto da colaboração entre a Porsche AG, a Porsche Penske Motorsport e a Porsche Cars North America, com o objetivo de repetir a façanha de 1975, quando o 917 foi convertido em um modelo legal para as ruas.

Porshce 963 RSP e 917 de frente
Porsche 963 RSP [Divulgação]

Porsche 963 RSP usa o mesmo conjunto do carro de corrida

O Porsche 963 RSP mantém o conjunto mecânico do carro de competição. Isso significa que ele emprega um motor V8 4.6 biturbo associado a um sistema híbrido com arquitetura de 800V, entregando 680 cv. Apesar da potência expressiva, o sistema foi calibrado para funcionar com gasolina comum de posto.

Além disso, o modelo recebeu modificações importantes para uso urbano, como: novos conjuntos ópticos, luzes de direção e buzina, suportes para placas, suspensão elevada e amortecedores com calibração mais confortável. As rodas OZ Racing de 18 polegadas estão calçadas com pneus fornecidos pela Michelin.

Interior do Porsche 963 RSP
Porsche 963 RSP [Divulgação]

A carroceria, construída em kevlar e fibra de carbono, foi pintada no tom Martini Silver, com um visual amplamente inspirado no clássico 917. No interior, há revestimentos em couro castanho e Alcantara, com acabamento minucioso. Um detalhe curioso está nos porta-copos feitos em impressora 3D.

A apresentação aconteceu nas imediações de Le Mans, onde será realizada a prova entre os dias 14 e 15 de junho. Os primeiros quilômetros do 963 RSP foram conduzidos por Timo Bernhard, ex-piloto da Porsche e campeão da prova em 2017, dividindo o volante do Porsche 919 Hybrid com Brendon Hartley e Romain Dumas.

Porsche 963 RSP [Divulgação]

Após as 24 Horas de Le Mans, o 963 RSP seguirá para o Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha, e voltará às ruas no Festival de Velocidade de Goodwood, marcado para os dias 10 a 13 de julho de 2025.

Se fosse colocado à venda, por quanto você acha que o Porsche 963 RSP seria negociado? Deixe seu palpite nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar