A edição das 24 Horas de Le Mans deste ano é o palco da apresentação de um dos projetos mais icônicos da Porsche nos últimos tempos: o 963 RSP, um modelo de produção única, homologado para uso nas ruas, porém, não destinado à comercialização.
O 963 RSP é uma versão adaptada do carro de corrida que disputará uma das provas mais prestigiadas do automobilismo mundial entre os dias 14 e 15 de junho. O modelo presta homenagem ao lendário Porsche 917, que há 50 anos foi transformado em um carro de rua.
Você deve estar se perguntando o que significa a sigla RSP, não é mesmo? Ela faz referência a Roger Searle Penske, ex-piloto profissional, atualmente com 88 anos, e famoso por ser proprietário do Team Penske e do Indianapolis Motor Speedway.
O 963 RSP é fruto da colaboração entre a Porsche AG, a Porsche Penske Motorsport e a Porsche Cars North America, com o objetivo de repetir a façanha de 1975, quando o 917 foi convertido em um modelo legal para as ruas.

Porsche 963 RSP usa o mesmo conjunto do carro de corrida
O Porsche 963 RSP mantém o conjunto mecânico do carro de competição. Isso significa que ele emprega um motor V8 4.6 biturbo associado a um sistema híbrido com arquitetura de 800V, entregando 680 cv. Apesar da potência expressiva, o sistema foi calibrado para funcionar com gasolina comum de posto.
Além disso, o modelo recebeu modificações importantes para uso urbano, como: novos conjuntos ópticos, luzes de direção e buzina, suportes para placas, suspensão elevada e amortecedores com calibração mais confortável. As rodas OZ Racing de 18 polegadas estão calçadas com pneus fornecidos pela Michelin.

A carroceria, construída em kevlar e fibra de carbono, foi pintada no tom Martini Silver, com um visual amplamente inspirado no clássico 917. No interior, há revestimentos em couro castanho e Alcantara, com acabamento minucioso. Um detalhe curioso está nos porta-copos feitos em impressora 3D.
A apresentação aconteceu nas imediações de Le Mans, onde será realizada a prova entre os dias 14 e 15 de junho. Os primeiros quilômetros do 963 RSP foram conduzidos por Timo Bernhard, ex-piloto da Porsche e campeão da prova em 2017, dividindo o volante do Porsche 919 Hybrid com Brendon Hartley e Romain Dumas.

Após as 24 Horas de Le Mans, o 963 RSP seguirá para o Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha, e voltará às ruas no Festival de Velocidade de Goodwood, marcado para os dias 10 a 13 de julho de 2025.
Se fosse colocado à venda, por quanto você acha que o Porsche 963 RSP seria negociado? Deixe seu palpite nos comentários!



