Ao vivo
Home » Novidades » Governo ameaça CAOA Chery sobre fábrica abandonada

Novidades

Eita lasqueira

Governo ameaça CAOA Chery sobre fábrica abandonada

A fábrica da CAOA Chery em Jacareí está desativada há dois anos e agora a prefeitura local notificou a marca sobre desapropriá-la

3 min de leitura

A situação da CAOA Chery no Brasil está um pouquinho complicada e tem dedo da prefeitura de Jacareí, no interior de São Paulo, no meio desta história. O que acontece é que os governantes querem algum posicionamento da montadora em relação à sua fábrica desativada desde 2022. E o prefeito da cidade interiorana, Celso Florêncio (PL), até já deu o ultimato: a planta pode ser desapropriada em breve.

Celso publicou um vídeo em seu Instagram falando sobre o tema. No começo dos anos 2010, a Chery comprou a instalação e recebeu incentivos dos governantes locais. Com isso, o público de Jacareí seria beneficiado com mais de mil empregos diretos e outros benefícios. Florêncio ainda pontuou que a prefeitura ajudou com infraestrutura e apoio.

Todavia, a planta está desativada há três anos. O último modelo fabricado na região é o finado SUV Tiggo 3X. Na época, a fabricante contou que o complexo passaria por reformas e seria responsável por produzir carros eletrificados. Só que, isso não aconteceu desde então. Em sua publicação, Celso contou que a prefeitura já tentou contatar a CAOA Chery sobre sua planta de Jacareí e até buscou soluções. Mas, a marca não respondeu e agora a situação se complicou.

CAOA Chery Tiggo 5X Sport preto. visto de frente, com DRL's acesos
CAOA Chery Tiggo 5X Sport [Motor1.Com/ Reprodução]

E agora?

Florêncio pontuou que enviou dois ofícios para a montadora dona do Arrizo 6 Pro sobre a ideia de desapropriação da instalação. Segundo o documento e que o G1 teve acesso, a prefeitura vai esperar por 45 dias para que a marca apresente um plano de retomada das atividades na instalação. Caso não haja plano de retomada, a planta deverá ter uma alternativa que assegure sua utilização.

Se a fabricante não responder a notificação ou entrar em acordo com a prefeitura, o processo de desapropriação será iniciado. Além disso, os governantes de Jacareí terão de pagar uma indenização de R$ 17,7 milhões. Este valor é a diferença entre o que a prefeitura investiu em infraestrutura e incentivos ficais e o valor da avaliação da planta.

CAOA Chery Tiggo 7 Sport [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 7 Sport [divulgação]

Celso contou que sua gestão arcará com o pagamento da indenização e que o desejo é que a instalação gere empregos e renda para a população local. Por sua vez, a CAOA Chery foi consultada pelo G1 e respondeu que ainda não está com a notificação em mãos. A fabricante não revelou sobre ter planos de voltar a produzir seus veículos na instalação de Jacareí. Vale lembrar que ela produz seus SUVs Tiggo 5x, 7 e 8 na planta da CAOA localizada em Anápolis, em Goiás.

O que você acha que vai acontecer nessa história? Conte nos comentários


YouTube video

0 comentário em “Governo ameaça CAOA Chery sobre fábrica abandonada”

  1. LEANDRO CHIARETTO

    Por outro lado, a relação CAOA com a HIUNDAY parece ter desandado de vez, e a planta de GO é da CAOA, ou seja se parar de vez com HIUNDAY vai sobrar produção para a CHERY e enterrar de vez a planta de SP

  2. Irineu de souza

    Chinesa não tem responsabilidade nenhuma,não cumprem compromissos não são confiáveis.

    • João Lemos

      Verdade, tenho um Ford Fiesta Chinês que comprei novo, que agora só tem oferta de peças de desmanches e genéricas, porque os malditos chineses da Ford, decidiram fazer caminhonetes chinesas na Argentina.

      • Carlos Zanan

        É verdade e agira esses chineses fdp estão tachando o Brasil.

    • Pedro Guilherme Jungbluth

      CAOA é brasileira

  3. Dirceu José Ferreira

    A CAOA Cherry tinha um veículo excelente para conquistar o mercado e se posicionar bem: Cherry QQ. Competia bem com os minis existentes, como Up, Mobi e Kwid.
    No entanto, a ganância de querer produzir carros com alto valor agregado, extinguiu a possibilidade de continuar com o QQ. A Cherry perdeu uma grande oportunidade de ter uma posição relevante no mercado brasileiro. Lamentável!

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar