A situação da CAOA Chery no Brasil está um pouquinho complicada e tem dedo da prefeitura de Jacareí, no interior de São Paulo, no meio desta história. O que acontece é que os governantes querem algum posicionamento da montadora em relação à sua fábrica desativada desde 2022. E o prefeito da cidade interiorana, Celso Florêncio (PL), até já deu o ultimato: a planta pode ser desapropriada em breve.
Celso publicou um vídeo em seu Instagram falando sobre o tema. No começo dos anos 2010, a Chery comprou a instalação e recebeu incentivos dos governantes locais. Com isso, o público de Jacareí seria beneficiado com mais de mil empregos diretos e outros benefícios. Florêncio ainda pontuou que a prefeitura ajudou com infraestrutura e apoio.
Todavia, a planta está desativada há três anos. O último modelo fabricado na região é o finado SUV Tiggo 3X. Na época, a fabricante contou que o complexo passaria por reformas e seria responsável por produzir carros eletrificados. Só que, isso não aconteceu desde então. Em sua publicação, Celso contou que a prefeitura já tentou contatar a CAOA Chery sobre sua planta de Jacareí e até buscou soluções. Mas, a marca não respondeu e agora a situação se complicou.

E agora?
Florêncio pontuou que enviou dois ofícios para a montadora dona do Arrizo 6 Pro sobre a ideia de desapropriação da instalação. Segundo o documento e que o G1 teve acesso, a prefeitura vai esperar por 45 dias para que a marca apresente um plano de retomada das atividades na instalação. Caso não haja plano de retomada, a planta deverá ter uma alternativa que assegure sua utilização.
Se a fabricante não responder a notificação ou entrar em acordo com a prefeitura, o processo de desapropriação será iniciado. Além disso, os governantes de Jacareí terão de pagar uma indenização de R$ 17,7 milhões. Este valor é a diferença entre o que a prefeitura investiu em infraestrutura e incentivos ficais e o valor da avaliação da planta.
![CAOA Chery Tiggo 7 Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/chery_tiggo_7_592_edited-1320x792.jpg)
Celso contou que sua gestão arcará com o pagamento da indenização e que o desejo é que a instalação gere empregos e renda para a população local. Por sua vez, a CAOA Chery foi consultada pelo G1 e respondeu que ainda não está com a notificação em mãos. A fabricante não revelou sobre ter planos de voltar a produzir seus veículos na instalação de Jacareí. Vale lembrar que ela produz seus SUVs Tiggo 5x, 7 e 8 na planta da CAOA localizada em Anápolis, em Goiás.
O que você acha que vai acontecer nessa história? Conte nos comentários



Por outro lado, a relação CAOA com a HIUNDAY parece ter desandado de vez, e a planta de GO é da CAOA, ou seja se parar de vez com HIUNDAY vai sobrar produção para a CHERY e enterrar de vez a planta de SP
Chinesa não tem responsabilidade nenhuma,não cumprem compromissos não são confiáveis.
Verdade, tenho um Ford Fiesta Chinês que comprei novo, que agora só tem oferta de peças de desmanches e genéricas, porque os malditos chineses da Ford, decidiram fazer caminhonetes chinesas na Argentina.
É verdade e agira esses chineses fdp estão tachando o Brasil.
CAOA é brasileira
A CAOA Cherry tinha um veículo excelente para conquistar o mercado e se posicionar bem: Cherry QQ. Competia bem com os minis existentes, como Up, Mobi e Kwid.
No entanto, a ganância de querer produzir carros com alto valor agregado, extinguiu a possibilidade de continuar com o QQ. A Cherry perdeu uma grande oportunidade de ter uma posição relevante no mercado brasileiro. Lamentável!