O primeiro carro elétrico da Ferrari já foi flagrado diversas vezes em testes e agora a marca italiana divulgou boas novidades sobre ele. Além disso, ele terá quatro motores, potência combinada de 1 mil cv, autonomia com mais de 500 km e outros destaques. Mas, quando será que ele chegará de fato ao mercado?
De acordo com os executivos da fabricante, todos os componentes do novo modelo foram fabricados internamente. Assim, a marca espera que ele tenha desempenho inigualável. Pelos flagras já revelados, sua carroceria terá estilo Grand Tourer com até quatro lugares, sendo semelhante ao Purossangue. A carroceria e o chassi serão montados com 75% de alumínio reciclado e ele terá 2,96 m de entre-eixos.
O modelo pesará mais de dois mil kg, sendo o carro da marca mais pesado da sua história. Batizado internamente de Elettrica, o primeiro carro elétrico da Ferrari terá o subchassi traseiro separado, isso visa diminuir a vibração e possíveis ruídos que invadem a cabine. E de olho no conforto dos ocupantes, ele terá conjunto de suspensão ativa. A montadora revelou que serão oferecidos cinco tipos de pneus para equipar a novidade.

Nada de tranquilidade
Já que se trata de um carro da fabricante italiana, potência é um dos pilares principais. O Elettrica será disponibilizado para a clientela com quatro motores. Caso o modo Boost esteja ativado, o elétrico terá cerca de 1 mil cv para serem desfrutados. A aceleração de 0 a 100 km/h será feita em 2,5 segundos e a velocidade máxima será de 310 km/h.
Sua bateria terá 122 kWh de capacidade, sendo o maior dispositivo que já equipou veículos elétricos de produção. Ela será integrada ao assoalho, fazendo com que o centro de gravidade do primeiro carro elétrico da Ferrari seja mais baixo do que um modelo a combustão. O conjunto tecnológico contará com sistema de resfriamento e permitirá carregamento ultrarrápido em tomadas de corrente contínua de até 350 kW.

A autonomia ficará nos arredores de 530 km. O Elettrica terá três modos de condução e recurso que seleciona os níveis de potência, torque e até a intensidade da frenagem. Ele será montado na instalação preparada para veículos eletrificados da fabricante e que fica localizada em Maranello, na Itália. Existe a expectativa que ele seja revelado oficialmente ainda em 2025, mas chegue apenas em 2026.
Já o segundo carro elétrico esportivo da empresa só virá em 2028, pois os executivos revelaram que a demanda por um modelo deste porte e com esta tecnologia ainda segue em baixa.
Está ansioso para ver o primeiro carro elétrico da Ferrari? Conte nos comentários


