Ao vivo
Home » Novidades » Primeiro elétrico da Lexus, RZ 500e chega ao Brasil por R$ 499.990

Novidades

Novidade japonesa

Primeiro elétrico da Lexus, RZ 500e chega ao Brasil por R$ 499.990

O novo Lexus RZ 500e chegou ao Brasil oferecendo mobilidade limpa, com dois motores elétricos, além de um amplo arsenal de segurança

5 min de leitura

A Lexus anunciou a chegada do RZ 500e, primeiro modelo totalmente elétrico da divisão de luxo da Toyota, que já está em pré-venda no Brasil por R$ 499.990. As entregas aos primeiros compradores começam no segundo trimestre do próximo ano.

Construído sobre a plataforma e-TNGA, dedicada a veículos elétricos, um dos destaques é o baixo centro de gravidade proporcionado pela posição da bateria, instalada entre os eixos e sob o assoalho, tornando-se parte estrutural do conjunto. O RZ 500e foi desenvolvido no Centro Técnico da Lexus em Shimoyama, no Japão.

A rigidez da carroceria é garantida pelo uso extenso de adesivos de alta resistência e espuma de alta rigidez. O conjunto mecânico apresenta os novos eAxle, motores instalados em cada eixo, com até 167 kW (cada). Eles são alimentados por uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida e capacidade de 77 kWh.

Lexus RZ 500e bronze parado de traseira
Lexus RZ 500e [Divulgação]

Além disso, o modelo oferece o sistema de tração integral Direct4, que controla automaticamente a distribuição de potência entre os eAxles dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de condução e com o comportamento do motorista.

Visual e o que ajuda na condução do Lexus RZ 500e

Nas arrancadas e acelerações em linha reta, a distribuição de torque entre os eixos varia de 60:40 a 0:100, reduzindo as movimentações longitudinais da carroceria e proporcionando aceleração mais direta. No modo Range, focado em eficiência, o equilíbrio entre os eixos é mantido fixo em 50:50.

Nas curvas, a proporção é ajustada entre 80:20 e 0:100 conforme a velocidade e o ângulo de esterçamento. Com isso, mais força é direcionada ao eixo dianteiro. Na saída das curvas, a distribuição acompanha a carga aplicada a cada roda, mantendo o equilíbrio e garantindo aceleração contínua.

Por fora, o RZ 500e exibe uma evolução da grade Spindle Grille, agora com linhas em formato de ampulheta integradas ao capô e aos paralamas, reforçando a identidade da marca. Os faróis também ganharam nova assinatura, com destaque para os indicadores de direção.

Nas laterais, o SUV traz rodas de liga leve de 20 polegadas, com acabamento diamantado para o mercado brasileiro. A paleta inclui dez cores: branco Pérola, cinza Cromo, prata Iridium, preto Grafite, azul Éter e Bronze, além da opção inédita no país de teto contrastante em preto em quatro combinações. No interior, há três opções de revestimento: Azul, Caramelo e Chumbo.

Rodas de 20 polegadas do Lexus RZ 500e
Lexus RZ 500e [Divulgação]

Interior do novo modelo da Lexus

Para manter o padrão de conforto característico da Lexus, o modelo recebeu isolamento acústico no piso, atrás dos bancos traseiros, e um novo adesivo de alta dissipação no assoalho para reduzir vibrações. Também há uma capa de resina sob o acabamento frontal e materiais de isolamento de alto desempenho nas guarnições, revestimentos internos e na tampa traseira.

A cobertura do porta-malas ganhou uma camada extra de feltro. Essas melhorias se somam ao fechamento completo do capô, ao uso de espuma de absorção de vibrações nas colunas dianteiras e centrais e a vidros acústicos nas quatro portas. A vibração dos motores foi reduzida com um novo coxim de alta dissipação.

O revestimento interno em Ultra Suede é produzido com 30% de material de base vegetal e estreia texturas gráficas aplicadas a laser, técnica que reforça a sensação de luxo. Há iluminação indireta com 64 cores personalizáveis e LEDs posicionados para criar camadas de luz e sombra, com padrões projetados sobre as portas.

Outras comodidades

A central multimídia possui tela de 14 polegadas e pode ser controlada por comandos de voz com a frase “Olá, Lexus”. Oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de som Mark Levinson com 14 alto-falantes. Completam o pacote as maçanetas eletrônicas e-Latch e o teto panorâmico com controle de transparência e proteção UV.

Em segurança, o RZ 500e oferece oito airbags (incluindo os de joelhos para motorista e passageiro dianteiro) e o pacote Lexus Safety System+ 3.0, que reúne diversas tecnologias de assistência. Entre elas, sistema de permanência e mudança de faixa, prevenção de colisão frontal, farol alto adaptativo e controlador de velocidade adaptativo.

O pacote ainda contempla alerta de ponto cego, suporte à frenagem de estacionamento e radar de verificação de perímetro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, iluminação lateral, estacionamento automático, assistente ativo em curvas, Isofix para cadeirinhas e câmera 360 graus. A garantia do modelo é de 10 anos.

O que você achou do novo Lexus RZ 500e? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar