A Lexus anunciou a chegada do RZ 500e, primeiro modelo totalmente elétrico da divisão de luxo da Toyota, que já está em pré-venda no Brasil por R$ 499.990. As entregas aos primeiros compradores começam no segundo trimestre do próximo ano.
Construído sobre a plataforma e-TNGA, dedicada a veículos elétricos, um dos destaques é o baixo centro de gravidade proporcionado pela posição da bateria, instalada entre os eixos e sob o assoalho, tornando-se parte estrutural do conjunto. O RZ 500e foi desenvolvido no Centro Técnico da Lexus em Shimoyama, no Japão.
A rigidez da carroceria é garantida pelo uso extenso de adesivos de alta resistência e espuma de alta rigidez. O conjunto mecânico apresenta os novos eAxle, motores instalados em cada eixo, com até 167 kW (cada). Eles são alimentados por uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida e capacidade de 77 kWh.

Além disso, o modelo oferece o sistema de tração integral Direct4, que controla automaticamente a distribuição de potência entre os eAxles dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de condução e com o comportamento do motorista.
Visual e o que ajuda na condução do Lexus RZ 500e
Nas arrancadas e acelerações em linha reta, a distribuição de torque entre os eixos varia de 60:40 a 0:100, reduzindo as movimentações longitudinais da carroceria e proporcionando aceleração mais direta. No modo Range, focado em eficiência, o equilíbrio entre os eixos é mantido fixo em 50:50.
Nas curvas, a proporção é ajustada entre 80:20 e 0:100 conforme a velocidade e o ângulo de esterçamento. Com isso, mais força é direcionada ao eixo dianteiro. Na saída das curvas, a distribuição acompanha a carga aplicada a cada roda, mantendo o equilíbrio e garantindo aceleração contínua.


Por fora, o RZ 500e exibe uma evolução da grade Spindle Grille, agora com linhas em formato de ampulheta integradas ao capô e aos paralamas, reforçando a identidade da marca. Os faróis também ganharam nova assinatura, com destaque para os indicadores de direção.
Nas laterais, o SUV traz rodas de liga leve de 20 polegadas, com acabamento diamantado para o mercado brasileiro. A paleta inclui dez cores: branco Pérola, cinza Cromo, prata Iridium, preto Grafite, azul Éter e Bronze, além da opção inédita no país de teto contrastante em preto em quatro combinações. No interior, há três opções de revestimento: Azul, Caramelo e Chumbo.

Interior do novo modelo da Lexus
Para manter o padrão de conforto característico da Lexus, o modelo recebeu isolamento acústico no piso, atrás dos bancos traseiros, e um novo adesivo de alta dissipação no assoalho para reduzir vibrações. Também há uma capa de resina sob o acabamento frontal e materiais de isolamento de alto desempenho nas guarnições, revestimentos internos e na tampa traseira.
A cobertura do porta-malas ganhou uma camada extra de feltro. Essas melhorias se somam ao fechamento completo do capô, ao uso de espuma de absorção de vibrações nas colunas dianteiras e centrais e a vidros acústicos nas quatro portas. A vibração dos motores foi reduzida com um novo coxim de alta dissipação.

O revestimento interno em Ultra Suede é produzido com 30% de material de base vegetal e estreia texturas gráficas aplicadas a laser, técnica que reforça a sensação de luxo. Há iluminação indireta com 64 cores personalizáveis e LEDs posicionados para criar camadas de luz e sombra, com padrões projetados sobre as portas.
Outras comodidades
A central multimídia possui tela de 14 polegadas e pode ser controlada por comandos de voz com a frase “Olá, Lexus”. Oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de sistema de som Mark Levinson com 14 alto-falantes. Completam o pacote as maçanetas eletrônicas e-Latch e o teto panorâmico com controle de transparência e proteção UV.
Em segurança, o RZ 500e oferece oito airbags (incluindo os de joelhos para motorista e passageiro dianteiro) e o pacote Lexus Safety System+ 3.0, que reúne diversas tecnologias de assistência. Entre elas, sistema de permanência e mudança de faixa, prevenção de colisão frontal, farol alto adaptativo e controlador de velocidade adaptativo.


O pacote ainda contempla alerta de ponto cego, suporte à frenagem de estacionamento e radar de verificação de perímetro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, iluminação lateral, estacionamento automático, assistente ativo em curvas, Isofix para cadeirinhas e câmera 360 graus. A garantia do modelo é de 10 anos.
O que você achou do novo Lexus RZ 500e? Compartilhe sua opinião nos comentários!



