As primeiras imagens do primeiro sedan da Smart foram reveladas. O novato será batizado de #6 e chegará inicialmente com conjunto híbrido plug-in. Ele terá quase cinco metros de comprimento, visual sóbrio e amplo espaço interno para acirrar a briga de sedans sofisticados na China. Mas, o destaque mesmo vai para a autonomia combinada de 1.812 km, segundo o ciclo internacional.
Visualmente, o #6 chama atenção por linhas mais conservadoras, algo que quem busca um sedan prefere. Na dianteira, ele tem faróis interligados, capô amplo e para-brisa bem inclinado. Tem entrada de ar com tamanho comedido na parte inferior do para-choque e um sensor LiDAR em seu teto.
Dos lados, o modelo opta por linhas mais arredondadas, maçanetas embutidas e janelas amplas. A traseira do sedan da Smart tem queda suave, lanternas escurecidas e interligadas. Inclusive, o para-choque tem ampla parte pintada de preto, dando ar mais imponente ao modelo. O #6 será fabricado a partir da plataforma PMA2+ da Geely, sendo o maior modelo a usar esta arquitetura.

Disposição invejável
Por enquanto, sua cabine não teve fotos divulgadas. Mas, o público pode esperar por amplo espaço interno, painel de instrumentos digital e central multimídia em destaque. Em relação ao tamanho, o três-volumes contará com 4,90 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,50 m de altura e 2,92 m de entre-eixos.
Sob o capô, o primeiro sedan da Smart trará motorização híbrida plug-in. Assim, ele vai combinar o motor 1.5 turbo de quatro cilindros de 161 cv com um conjunto elétrico que pode ser carregado em tomada. O modelo terá transmissão dedicada aos carros híbridos e a potência combinada será de 429 cv.

A autonomia elétrica pelo ciclo CLTC é de 285 km e o alcance combinado vai superar os 1.280 km, segundo a Smart. Sua arquitetura permitirá arquitetura elétrica de 400V ou 800V. E o carregamento ultrarrápido em tomada de corrente contínua suportará até 400 kW.
Já em 2026 vão chegar as versões elétricas do Smart #6. Ele poderá ter um ou dois motores, potências que variam entre 340 cv e 646 cv e baterias de 75 kWh ou 94 kWh de capacidade. A com menor capacidade será de lítio, ferro e fosfato e a mais potente será de níquel, manganês e cobalto.

Esperança é a última que morre
Oferecer seu primeiro sedan com motorização híbrida plug-in tem uma explicação. Os executivos da Smart contaram que as vendas de carros elétricos estão estagnadas no mundo todo. Por isso, chegar com o #6 PHEV primeiro ajudará a marca a lucrar e repor os investimentos gastos.
Mais para frente a opção elétrica virá e a montadora espera que as buscas por esses modelos voltem a subir, segundo o Autocar. Sua vinda ao Brasil não foi confirmada.
Você teria o sedan da Smart? O que achou do seu visual? Conte nos comentários


