De olho na eletrificação, a BMW revelará oficialmente como será o i3, o primeiro sedan da linha Série 3 elétrico. O modelo virá para competir com sedans eletrificados da Mercedes-Benz, Audi e outras marcas. Ele será baseado na identidade Neue Klasse, contará com componentes emprestados do SUV iX3 e sua autonomia deverá ser superior aos 800 km. O novo sedan virá ao Brasil?
A fim de agradar a clientela, a montadora oferecerá o sedan movido a bateria com diversas potências. Segundo o Autocar, uma de suas versões contará com 464 cv e 80 kgfm de torque. Sua bateria de níquel, manganês e cobalto terá 108 kWh de capacidade. No SUV iX3, este conjunto proporciona alcance de 644 km, mas o três-volumes deverá ter autonomia ainda maior.
Isso acontece devido ao seu desenho e aerodinâmica diferenciados. O BMW Série 3 elétrico será montado a partir da plataforma Gen6 e terá arquitetura de 800V. De acordo com a fabricante, ele poderá ser carregado em tomadas de até 400 kW. Junto com sua vinda, a montadora já prepara um Série 3 a combustão fortemente atualizado. Ambos seguirão a nova estética Neue Klasse da empresa.

Quando a novidade vai chegar?
Contudo, a variante movida a combustível fóssil será fabricada a partir da arquitetura CLAR, só que com atualizações. Linhas mais suaves e ar sofisticado serão as bases dos dois sedans. Por sua vez, a grade em formato de rim da fabricante trará um estilo diferenciado do que o público viu até agora. O modelo movido a bateria trará o novo sistema Panoramic iDrive do SUV iX3 em seu interior.
Ou seja, o público verá de perto uma ampla tela interligada e mais um head-up display com visual futuristas na parte da frente do veículo. Por lá, informações técnicas e de entretenimento serão exibidos aos passageiros. Oliver Zipse, alto executivo da BMW, contou que o Série 3 elétrico trará puro prazer de dirigir e que sua condução será próxima ao da variante movida a gasolina.

Os engenheiros da montadora trabalharam em um sistema de condução que permitirá respostas mais rápidas e intuitivas. Uma nova arquitetura de computação foi desenvolvida. Já sistemas de frenagem e recuperação de energia foram ajustados e vão proporcionar mais eficiência, segundo a fabricante. A expectativa da marca dona do esportivo M4 quer lançar o sedan elétrico já em 2026.
Opções para todos os gostos
Adrian Van Hooydonk, chefe de design da BMW, contou que o Série 3 elétrico terá a companhia de uma versão Touring e a variante apimentada M3. Aliás, esta última poderá ter quatro motores, vetorização de torque e componentes personalizados. Sua chegada está programada para acontecer em 2028. Já o novo Série 3 a combustão ainda não tem data oficial para ser apresentado, mas não deve tardar.
Ainda não há confirmação se os novos Série 3 virão ao Brasil. Hoje, o três-volumes premium é oferecido em versão a gasolina e que custa R$ 346.950. Já quem pode entrar na era da eletrificação, ele tem a variante híbrida plug-in. Ela sai por R$ 455.950 e tem 292 cv.
Você teria um sedan 100% elétrico? Conte nos comentários


