Muita gente dizia que o Jeep Renegade não teria futuro, muito menos uma segunda geração. Algo evidenciado pela morte do modelo nos EUA e vendas baixas na Europa. O Brasil é, e sempre foi, a tábua de salvação do SUV compacto filhote de Wrangler. Mas ele vai ganhar uma renovação completa…mas antes teremos mudanças no Brasil.
A Jeep prepara mais uma reestilização para o atual Jeep Renegade, onde o modelo ganhará interior do Compass e do Commander. A renovação será apenas interna e não será replicada na Europa, onde o SUV compacto fica do jeito que está até a chegada da nova geração, que já foi confirmada por aqui e agora recebeu a luz verde do outro lado do oceano.
Essa segunda confirmação veio através de uma entrevista que Marco Montepeloso, head de produto e planejamento da Jeep Europa, revelou à revista Auto Express. Inclusive, essa nova geração do Renegade levará o modelo de volta aos EUA. “Pessoalmente acho que existe um espaço entre o Avenger e o novo Compass, então penso que temos uma oportunidade”, afirma o executivo.

Renegade com tamanho de Compass
Só que a ideia é que o Renegade cresça. Hoje ele é um dos menores SUVs compactos que temos no mercado e, na Europa, o Compass cresceu para 4,55 m. Montepeloso diz que: “olhando para a análise de consumidores, existe uma diferença enorme entre um carro de quatro metros de comprimento [Avenger], que é muito alinhado às demandas da Europa, e um carro maior”.
“Um carro de 4,25 m a 4,30 m é mais voltado às necessidades de uma família jovem, que talvez esteja começando a ter filhos ou têm um estilo de vida mais ativo, são o tipo de pessoas que precisam levar mais coisas. Por isso, eles precisam de mais espaço na segunda fileira, mais porta-malas”, completa. E é justamente nesse nicho que o novo Renegade se encaixa.

100% elétrico não!
Outro ponto importante é que, devido ao sucesso do Jeep Avenger na Europa com versões a combustão e a queda do ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, a ideia de que o Renegade fosse um SUV 100% elétrico caiu por terra. “Se você quer ser relevante em todos os mercados, precisa oferecer motores que se adaptam a diferentes necessidades”, afirma Montepeloso.
Para a Europa, é esperado que o Renegade migre para a plataforma CMP, a mesma do Peugeot 2008 e do Citroën Basalt. Contudo, o Brasil defende a manutenção da base Small Wide pois já está pronta para eletrificação e permite tração 4×4 com eixo-cardan, algo que a CMP não aguenta. Resta saber quem vai ganhar essa briga.

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